Todos estamos conectados o tempo todo, seja consumindo conteúdo, compartilhando conhecimento ou conversando com outras pessoas online, entre outras ações. E o corretor de imóvel que souber aproveitar o que há de melhor e mais impactante no momento será aquele que irá se destacar entre os clientes.
“Observem como eram as evoluções tecnológicas antigamente: surgiu o telefone e, só depois de um tempo, surgiu uma outra tecnologia. Hoje em dia tudo acontece ao mesmo tempo: temos computação quântica, realidade virtual, machine learning; e cada coisa sozinha já teria capacidade de mudar o mundo, imaginem todas juntas”, explicou a Diretora de Marketing do Grupo ZAP, Mariana Ferronato, durante o Conecta Imobi.
Por isso, hoje trazemos 5 dos principais pontos de destaque na tecnologia atual que são um verdadeiro diferencial na hora de vender e negociar imóveis.
1. Vídeos em primeiro lugar
Hoje a principal forma de consumir conteúdo é através de vídeos, especialmente os Stories, ferramenta que mais gera engajamento. Muitas pessoas têm o hábito de conferir primeiro os Stories quando entram no Instagram, para só depois rolar o feed.
E o corretor que usa essa ferramenta será visto e ouvido diretamente por seu público. Quanto mais vídeos verticais interessantes nos Stories, com bom conteúdo e um tom de conversa, mais os clientes ou leads sentem como se o corretor fosse parte do seu dia a dia, criando confiabilidade e tornando a conversa mais facilitada na hora de negociar um imóvel.
Mas vídeos são assim tão importantes mesmo? Sim! O Brasil é o segundo país que mais consome vídeos no mundo! Seja no Instagram, YouTube, Facebook ou Linkedin, é através de vídeos que profissionais e empresas geram os melhores resultados e engajamento – e que o público se informa.
2. Pesquisa por voz
Essa tendência mundial já chegou ao Brasil e está cada vez mais forte. Através de comandos de voz, pessoas pesquisam todo tipo de coisa e também controlam aplicativos e aparelhos com ajuda da inteligência artificial.
Isso faz materiais escritos, como blogs, e criados com atenção à Otimização para Busca (SEO – Search Engine Optimization) se tornarem mais importantes, pois as buscas por voz usam como base o texto para encontrar informações na web. Um exemplo disso é o site da PROCAVE que está sendo totalmente reescrito com foco em SEO para dar melhor suporte às buscas de futuros clientes e às vendas dos corretores, a ser lançado em breve.
3. Conexão 5G
A tecnologia 5G será um ponto de virada para o uso de smartphones. Se eles já são populares e representam a maioria de acessos hoje em dia (65%), em breve, com a velocidade do 5G, eles representarão quase a totalidade da navegação pela internet.
O corretor de imóveis que possuir a 5G terá em suas mãos a velocidade de conexão que poderá ser o diferencial na hora de produzir conteúdos e fechar negócios, estando online no momento em que o cliente chamar em seus redes sociais. A previsão é que a 5G esteja disponível a partir de 2020.
4. Realidade virtual
A visualização e demonstração dos imóveis se torna cada vez mais facilitada com a realidade virtual. A PROCAVE, por exemplo, tem imersão 3D em seus imóveis, o que dá muito mais noção de espaço para aqueles clientes que moram em outras cidades e estão interessados por um imóvel.
Veja aqui a imersão 3D na Tour Virtual de empreendimentos PROCAVE:
5. Análise de dados
Imagine um cliente que chega até você através de um contato online. Então você começa a entendendo qual o tipo de imóvel que ele procura. Porém analisar os dados reais do cliente pode trazer mais vantagens para você.
“Não é sobre se tornar uma imobiliária digital ou implantar várias ferramentas tecnológicas. A questão é como usar a tecnologia para melhorar a vida das pessoas, colocando-as em primeiro lugar em todas as ações”, disse Mariana Ferronato.
Afinal, por que e para que o cliente procurou você? E por onde ele veio, como ele encontrou você na internet? Analise a jornada online de seu cliente e como ele iniciou a sua busca para entender qual é a verdadeira necessidade dele, oferecendo assim a melhor solução.
Além disso, através da automação de marketing você consegue automatizar ações e processos de forma personalizada. Isso permite, por exemplo, realizar novos contatos e nutrir com conteúdo pessoas que se mostraram interessadas, ou mesmo um follow up com clientes já recorrentes, oferecendo novas oportunidades de negócio. Tudo isso de forma automatizada a partir do nível de interesse, etapa em que o lead está no funil de vendas e perfil de cada um.
Ficou com alguma dúvida? Entre no blog da PROCAVE e confira várias outras matérias com dicas e conteúdos preparados especialmente para corretores de imóvel.
Fonte: Conecta Imobi