5 obras que vão revolucionar a mobilidade urbana de Itajaí e Balneário Camboriú

Os investimentos em mobilidade urbana impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas e refletem na valorização dos imóveis. Itajaí e Balneário Camboriú, em Santa Catarina, que estão entre as cidades do país com melhor valorização imobiliária, segundo dados da FipeZap, têm projetos importantes que preparam as cidades para o futuro e para o crescimento sustentável, como a implantação de pistas de micromobilidade, novos acessos e até transporte por meio de ônibus elétrico. Conheça as 5 obras que vão revolucionar a mobilidade urbana de Itajaí e Balneário Camboriú.

Confira os 5 principais projetos de mobilidade urbana da região.

1 –  Ônibus elétrico vai interligar Balneário Camboriú com o aeroporto
Já está em fase de estudo a implantação de uma estação de ônibus 100% elétrico dentro do aeroporto de Navegantes, que vai conectar os usuários com o sistema de transporte sem precisar sair do terminal. Com a linha rápida, o trajeto entre Balneário Camboriú e Navegantes será feito em cerca de 25 minutos. A proposta faz parte  do Projeto de Mobilidade Integrada e Sustentável (Promobis) que busca soluções para o trânsito na região.

2 – Túnel subaquático entre Itajaí e Navegantes
Também por meio do Promobis, será construído um túnel subaquático entre Itajaí e Navegantes, já que as duas cidades são separadas por meio do Rio Itajaí-açu, canal de acesso aos portos das duas cidades. Atualmente, o trajeto é feito por meio de um ferry boat. O Banco Mundial já aprovou o estudo técnico apresentado sobre a obra de infraestrutura que será executada com gestão consorciada. Para o início das obras, o projeto precisa passar pela aprovação do Senado Federal para depois ser assinado o financiamento. 

3 – Binário da Osvaldo Reis
Um dos principais acessos a Balneário Camboriú, a rodovia Osvaldo Reis, vai passar por uma grande transformação que vai duplicar sua capacidade viária. Ao longo da rodovia serão construídos três quilômetros novos e outros dois serão alargados e reurbanizados. No total, serão quatro novas pistas, uma faixa exclusiva para transporte coletivo e bolsões para estacionamento. 

4 – Binário da Praia Brava
Com investimento em torno de R$ 16 milhões em macrodrenagem, reurbanização e a criação de um novo acesso, o binário da Praia Brava, bairro com maior valorização imobiliária de Itajaí e vizinho a Balneário Camboriú, vai melhorar a mobilidade e a infra-estrutura da região. As obras já iniciaram e devem ser concluídas em 2024. Uma das vias que serão reurbanizadas é a Luci Canziani, que será o principal acesso ao bairro e será transformada em uma “avenida-parque”. 

5 – Micromobilidade em Balneário Camboriú
A cidade já implantou regras para a micromobilidade urbana e vai incentivar ainda mais o uso de bicicletas e outros veículos leves com as vias que serão implantadas na nova orla de Balneário Camboriú. As pistas de micromobilidade terão toda a extensão da Avenida Atlântica e incluem via exclusiva para corrida e serviços, além dos veículos leves. As obras de mobilidade urbana tendem a impactar positivamente o mercado imobiliário das regiões onde elas estão inseridas, e as cidades de Itajaí e Balneário Camboriú já são referência neste segmento. Aproveite as oportunidades e confira algumas opções para investimentos clicando aqui. 

Outras informações podem ser obtidas com a Central de Atendimento da Procave pelo Whatsapp: 47 99942-0736.  

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Outros Posts
Empreendimentos
Fischer Dreams