7 atividades para fazer com crianças em casa na quarentena

Por conta da pandemia do COVID-19, países em todo o mundo encontram-se em quarentena, incluindo o Brasil. Por isso, o momento pede paciência, prudência e, especialmente, que a gente mantenha o astral positivo e a mente ocupada com atividades benéficas. 

Separamos algumas atividades para você realizar dentro de casa enquanto aguarda o fim da pandemia. São atividades especiais com crianças, indicadas para que possamos desfrutar este momento da forma mais alegre e leve.

1. Agenda diária

Para que todo mundo se mantenha com a mente organizada e a saúde em dia, proporcionando assim tranquilidade, é ótimo criar uma agenda diária. Os horários de ir dormir e de acordar, quando mantidos, garantem a estabilidade do organismo, assim como manter a hora certa para comer e tomar banho. 

A hora da brincadeira também pode ser estipulada, para que todos na casa possam estar juntos compartilhando atividades e criando momentos únicos.

2. Cantar juntos

Com diz o ditado, quem canta seus males espanta! Esse é um ótimo momento para mamães e papais recordarem da sua própria infância, mostrando para seus filhos as canções que mais gostavam quando eram crianças. Isso traz um novo universo musical para seus filhos e uma conexão sentimental muito positiva entre vocês.

No caso de filhos mais velhos, vale também mostrar o que era sucesso na adolescência dos pais revendo alguns videoclipes – até mesmo para criar um clima engraçado vendo os “looks” que eram usados antigamente. 

 

3. Exposição de arte da família

Uma boa ideia é propor uma atividade que irá durar diversos dias. Estamos falando da preparação de uma Exposição de Arte da Família. Não só as crianças devem entrar na brincadeira, os adultos devem brincar também. 

Separe um momento do dia para que todos possam desenhar livremente criando alguns desenhos por dia e, ao final do período estipulado, os desenhos podem ser colados na parede ou expostos em outro lugar. E para uma verdadeira exposição, vale criar uma data de lançamento com “coquetel” que inclua lanchinhos deliciosos, oferecendo um momento em que cada artista poderá trocar ideias sobre suas obras.

 

4. Tarefas do lar

Além dos momentos de brincar, é interessante incluir as crianças em momentos de contribuir para a organização da casa. Enquanto os pais realizam tarefas mais pesadas, como a limpeza diária de superfícies para eliminar qualquer foco do Coronavírus (com álcool 70 ou três colheres de água sanitária dissolvidas em um litro de água), as crianças podem realizar pequenas tarefas como guardar a louça, organizar os brinquedos e arrumar a cama. 

Fazendo isso diariamente a criança desenvolve um senso de responsabilidade e de pertencimento no mundo dos adultos, além disso são boas atividades para passar o tempo ao longo do dia. 

 

5. Dançando

Outra opção que ajuda a gastar energia e entreter as crianças é uma brincadeira de dança. Cada um escolhe a música que mais gosta e inventa uma coreografia, com toda liberdade e criatividade. 

Outra opção é encontrar vídeos na internet que ensinem coreografias para que todos possam participar e dançar juntos, garantindo muitas risadas e diversão.

 

6. Opções saudáveis na TV

Uma das medidas para nos mantermos calmos durante este período é diminuir o consumo de notícias alarmantes. Não é necessário alienar-se totalmente, é claro, mas procure outras fontes de entretenimento para diminuir a ansiedade e manter sua saúde mental.

Diversos serviços de streaming têm liberado acesso gratuito a alguns programas de qualidade. A plataforma de streaming Globoplay, da rede Globo, por exemplo, liberou grátis por 30 dias títulos de seu catálogo infantil. São desenhos como Detetives do Prédio Azul, Escola de Gênios e Mya Go. 

A Telecine e Walt Disney Company também liberaram seus canais nas operadoras pagas de TV e plataformas de streaming. Estão liberados os seis canais da Telecine  (Premium, Action, Touch, Fun, Pipoca e Cult), ESPN, FOX, National Geographic e os canais infantis da Disney. Confira todos os serviços liberados no site da Veja.

 

7. Cozinha compartilhada

Para a refeição da tarde, em um momento mais tranquilo, é legal transformar as crianças em ajudantes de cozinha. A diversão é garantida, as mantêm ocupadas e focadas em realizar a tarefa. Podem ser feitos biscoitos e massas, ou até mesmo algo simples como montar um misto-quente. O que vale nessa hora é a participação.

 

Todas essas e outras atividades buscam ajudar a todos neste momento, criando uma vida ativa dentro de casa e mantendo o astral positivo para que, em breve, todos possamos voltar ao dia a dia normal com os laços ainda mais fortes e o cultivo do verdadeiro amor e união em família.

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Outros Posts
Empreendimentos
Casas Estaleiro
Fischer Dreams