A sabedoria milenar tem este nome justamente por atravessar milênios e nunca deixar de ser atual. E prova disso é o Feng Shui, técnica que mistura ciência e arte, ajudando a organizar a casa para uma circulação saudável de energias e recepção de influências positivas da natureza. Separamos 7 dicas que são práticas e fáceis para você usar em seu imóvel.
1. Conheça os centros energéticos
O Feng Shui baseia sua organização no baguá, ferramenta em forma de octógono que delimita os centros energéticos da casa e áreas importantes da vida.
O baguá é usado de duas maneiras: ou colocado de acordo com a rosa dos ventos, sendo que a área do Trabalho fica posicionada no Norte, ou posiciona-se a área do Trabalho na entrada do apartamento e também de cada cômodo. Por isso, antes de tudo, é importante que você conheça esta ferramenta e cada área com suas cores e objetos.
2. Entrada livre
Para começar, é importante dar prioridade à entrada do apartamento. É ótimo investir em paisagismo na entrada, para receber as energias da rua e também os convidados com positividade, mas tomar cuidado para que não haja nada logo em frente à porta: isso bloqueia o fluxo de energias.
3. Posições de Comando
Para começar a aplicar o Feng Shui, é preciso entender as posições de comando. Elas são representadas pelo mobiliário que domina o ambiente, por exemplo mesas, camas e peças grandes. Elas deverão estar na posição de comando, por exemplo, no escritório a mesa, que é o foco, deve estar no centro e ficar em destaque no espaço. E lembre-se: nunca de costa para a porta para não impedir o fluxo da energia.
No caso do quarto, vale a mesma regra para a porta: nunca de costas para a entrada ou direto de frente, mas é importante que seja possível visualizar a porta estando na cama.
4. Todos os elementos
É importante ter todos os elementos naturais presentes, que são o ar, água, madeira, terra e metal. Mas isso não precisa ser literalmente. Por exemplo, espelhos e vidros representam a água, vasos de cerâmica podem representar a terra, enquanto uma luminária representará o fogo. É tudo isso pode ser feito dentro do estilo de decoração que você escolheu para sua casa.
5. Porta do banheiro
O banheiro é onde descartamos matéria e energia. Por isso, sua porta deve ficar sempre fechada, assim como a tampa do vaso. Além disso, deve ter poucos objetos para que esteja sempre arejado. E caso haja qualquer quebra de azulejo ou outro detalhe no banheiro, não esperar para arrumar: conserte logo para manter a energia limpa.
6. Objetos pesados
Às vezes temos grandes peças na cabeceira de nossas camas, mas o Feng Shui desaconselha esse tipo de instalação. Além de ser perigoso (o objeto pode cair a qualquer momento e nos machucar), estas peças pesadas sobre nossas cabeças podem causar preocupação subconsciente e ansiedade. Isso vale também para os espelhos na cabeceira que, além do perigo, também refletem a energia para longe, quando na verdade elas deveriam ficar por ali.
7. Água corrente
Uma ótima dica para prosperidade e dinheiro é manter água corrente no quadrante da prosperidade. Lembra do baguá? Pois bem, identifique onde fica a área de prosperidade e tenha água corrente por lá: pode ser um aquário, ou mesmo uma fonte decorativa. Isso fará a energia fluir, vai gerar relaxamento e diminuição do estresse, ajudando-nos à prosperar.
Fonte: Casa Abril