Na hora de mobiliar e decorar uma cobertura, as possibilidades são infinitas. Devido à amplitude desse tipo de apartamento, que possui uma planta diferenciada e grandes áreas externas, explorar a criatividade e imprimir personalidade na decoração é um ponto positivo.
Além disso, as coberturas também oferecem vistas incríveis – especialmente quando são do tipo duplex e triplex – e a sensação de estar integrado à natureza, como no caso dos empreendimentos litorâneos.
Isso sem contar as grandes áreas externas com terraço e piscina, como a cobertura localizada na Praia Brava, em Itajaí. Acesse aqui para conferir todos os detalhes sobre o imóvel.
É impossível não pensar no quanto esses ambientes são ótimas opções para quem deseja um local de lazer privativo para receber convidados e relaxar nas horas de folga.
Porém, tão importante quanto os espaços externos, é o interior do imóvel. Uma característica das coberturas é possuir várias suítes, salas de estar amplas e áreas de convivência internas. Alguns apartamentos dispõem até de sala de cinema e sala de jogos.
Portanto, na hora de mobiliar sua cobertura, leve em consideração que os espaços internos pedem aconchego, mas sem deixar de lado uma boa dose de sofisticação e praticidade. Afinal, os locais de descanso também precisam ser funcionais, além de confortáveis.
É o caso da cobertura com quatro dormitórios, sendo duas suítes, localizada na Meia Praia, em Itapema. Para saber mais detalhes e fazer um tour virtual no imóvel acesse nosso site através deste link.
E para que você tenha as melhores ideias de como aproveitar todas as possibilidades de mobiliar e decorar sua cobertura e ter o lar dos sonhos, confira a seguir algumas dicas valiosas que preparamos.
Mobiliar e decorar cobertura: 8 dicas para aproveitar melhor os ambientes
Sabemos que escolher cada detalhe na hora de mobiliar um imóvel não é uma tarefa simples e requer uma atenção especial. Decorar uma cobertura exige, além de bom gosto, muito foco e assertividade, para não se deixar levar por tantas opções disponíveis.
É claro que um profissional, seja ele designer de interiores ou arquiteto, ajudará no projeto e nas decisões. Todavia, é o proprietário do imóvel quem deve dar a cartada final, já que um lar deve refletir a personalidade de quem vive nele. Então, vamos às dicas:
1. Utilize elementos naturais
Vale a pena aproveitar a localização do imóvel junto à natureza como inspiração para decorar sua cobertura. Por isso, aproveite elementos como pedras, água corrente em fontes e plantas ornamentais para compor áreas externas.
A madeira também é sempre muito bem-vinda, principalmente em decks e pergolados. Além disso, móveis de junco dão um toque natural ao ambiente. Pois apesar de parecerem rústicos, são elegantes e confortáveis.
2. Dê atenção aos revestimentos
No piso ou nas paredes, os revestimentos fazem toda a diferença na decoração. Caso a escolha seja piso de cerâmica, a dica aqui é optar pelo mesmo tipo em todo o apartamento, com exceção das áreas externas.
Banheiros e cozinha também podem receber um outro tipo de revestimento, mas atenção: todos os banheiros devem ser revestidos com o mesmo tipo de piso cerâmico. A ideia de uniformidade deixa o ambiente mais elegante e sóbrio.
Já os revestimentos de parede também podem fazer toda a diferença na hora de decorar a cobertura. Existem no mercado diversos modelos além do tradicional papel de parede. Pastilhas, revestimento 3D, pedras naturais… O ideal é escolher sempre tons mais neutros e que harmonizem com a mobília.
3. Sobriedade na escolha das cores
Escolher as cores com uma certa sobriedade e leveza é essencial para criar um ambiente relaxante e confortável. Contudo, quando falamos em cores sóbrias, isso não significa escolher apenas o que é neutro e claro.
O trunfo das cores está justamente em saber a dose certa de ousadia a partir da combinação dos elementos. Ambientes mais claros podem ter objetos de decoração com cores vibrantes, desde que não contrastem demais com móveis ou revestimentos.
Por isso, escolha sempre um elemento de destaque para a cor: uma parede, um móvel ou algum objeto, entre vasos, almofadas ou quadros.
4. Priorize o conforto
Decorar não significa somente criar um ambiente bonito, elegante e sofisticado. Acima de tudo, um lar precisa ser aconchegante e por isso o conforto deve ser a prioridade na escolha da mobília. Sem esquecer da praticidade e funcionalidade dos ambientes, é claro!
Assim, na hora de mobiliar sua cobertura, opte por peças de alta qualidade, projetadas de acordo com as necessidades da família. Sofás e poltronas devem ser grandes e se integrar bem ao espaço.
As áreas externas também devem abrigar móveis que, além de duráveis, precisam ser adequados para o descanso.
Nas suítes, desde a escolha do colchão até o enxoval, a palavra de ordem continua sendo a mesma: conforto. Isso significa alto padrão de qualidade e durabilidade em cada peça.
5. Use e abuse dos vidros
Seja no parapeito do terraço, na divisão de ambientes ou na cobertura de pergolados, os vidros são excelentes opções para decoração, pois dão um aspecto mais clean, além de combinar facilmente com outros materiais.
Outro ponto positivo do vidro é que ele permite a entrada de luz natural e deixa o campo de visão livre para a paisagem. Sem contar que é um material de fácil manutenção e limpeza, significando menos problemas com a conservação.
6. Aposte nas obras de arte
Decorar cobertura significa a possibilidade de investir sem medo em belas obras de arte. Se você sempre teve o desejo de adquirir um quadro ou escultura de um artista renomado – ou até mesmo prestigiar um artista talentoso, mas pouco conhecido – e não sabia como integrar o objeto à decoração, esse é o momento ideal.
Apartamentos do tipo duplex ou triplex já são, por si só, ambientes que demonstram classe e bom gosto. E os grandes livings estão aí para isso: receber em seu amplo espaço uma obra de arte, seja ela clássica ou contemporânea.
7. Invista em peças com design assinado
Seguindo a mesma linha das obras de arte, móveis e objetos assinados por designers são excelentes opções para mobiliar e, ao mesmo tempo, decorar sua cobertura. Entre os itens mais reconhecidos do design nacional e internacional estão:
- Poltrona mole, de Sérgio Rodrigues;
- Luminária Arco, dos irmãos Pier Giacomo e Achille Castiglioni;
- Cadeira Bossa, de Jader Almeida.
8. Dedique-se ao projeto de iluminação
E já que falamos em luminária… Aqui está um ponto-chave para qualquer projeto: a iluminação. Desde o tipo de luz (quente ou fria) até a escolha de lustres, abajures entre outros, projetos de iluminação não podem ser deixados de lado, para se integrar perfeitamente à mobília e ser também um elemento decorativo.
Gostou das dicas para mobiliar e decorar cobertura? Então aproveite e conheça mais as opções do Brava Home Resort e faça um tour virtual pelo apartamento decorado.