Acupunturismo urbano: impacta nos negócios, na vida das pessoas e na cidade

A técnica de acupuntura, milenar na medicina chinesa, nos últimos anos, ganhou um novo significado e área de atuação. Além de ser usado na saúde, a acupuntura também “trata” pontos específicos em pequenas e médias cidades, como também em metrópoles. O termo acupunturismo urbano foi criado pelo arquiteto finlandês Marco Casagrande e conceitua os municípios como organismos vivos passíveis de sofrerem “cirurgias”, neste caso, intervenções urbanísticas, capazes de valorizar, ainda mais, imóveis e a região em que estão inseridos.

No Brasil, um exemplo icônico é em Santa Catarina, no município de Itajaí, que nos últimos anos tem passado por “cirurgias” urbanas e hoje detém um dos 6 mais altos índices de valorização imobiliária do país, segundo Índice FipeZap+ com excelentes opções de investimentos (veja aqui as alternativas oferecidas pela PROCAVE). Localizada no litoral norte, a cidade também se destaca no turismo, na indústria náutica e naval, com o 2º maior complexo portuário do país e desponta no cenário da construção civil.

A “acupuntura urbana” tem tudo a ver com esse crescimento exponencial. O potencial da cidade chamou a atenção de empresas visionárias, como é o caso da PROCAVE, a investirem no município muito além do empreendimento de alto padrão, mas no desenvolvimento do seu entorno.

Um dos casos é a região da Praia Brava de Itajaí que, na última década, vem atravessando um “boom” no mercado imobiliário, com a construção de empreendimentos que mesclam moradia com inúmeras atrações de lazer e conectados com o mar, a exemplo do Brava Home Resort. A visão da PROCAVE foi ainda mais ousada com a construção do primeiro centro de compras e lazer premium da Praia Brava, o Bravamall, uma inovação ao litoral e que trouxe novos investimentos e transformou a praia no bairro mais nobre de Itajaí. 

A região se tornou reduto de empresários, celebridades, público de alto poder aquisitivo e, também, localização estratégica de renomadas empresas, a exemplo da EQI, uma das maiores corretoras de investimentos do país e do Colégio Bom Jesus, destaque pelo método de ensino de alta qualidade. A consequência também foi a vinda de bistrôs charmosos, bares, hotéis boutique e lojas conceito para a região, sem falar na revitalização da infraestrutura.

As intervenções estratégicas no urbanismo potencializaram a comunidade ao redor e a cadeia de serviços, e viabilizaram a vinda de mais visitantes qualificados.

Outro exemplo, também em Itajaí, é a região central da cidade. Nos últimos 4 anos, o município ganhou um novo hotel da bandeira Mercure dentro de um complexo, o Absolute Business, que concentra as maiores empresas de comércio exterior e diversas outras grandes empresas da região. Também assinado pela PROCAVE, está localizado em uma área estratégica, próximo à região do Porto, mas que antes necessitava de revitalização.  

Os investimentos proporcionaram que a área ganhasse a acupuntura urbana, com melhorias e modernização de acessos, ruas, o que modernizou e valorizou a área de forma significativa. Mais uma novidade daquela região, também excelente opção de investimento, é o Space Soul, com previsão de entrega para o segundo trimestre de 2024. São obras que revitalizam, valorizam e proporcionam ótimos negócios ao comprador.

Conheça as oportunidades em empreendimentos no litoral norte catarinense que estão no topo do ranking de valorização imobiliária. Converse com seu Corretor de confiança.

Imagem por: https://www.instagram.com/santacatarina/

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Outros Posts
Empreendimentos
Casas Estaleiro
Fischer Dreams