Alargamento da praia em Balneário Camboriú poderá aumentar em 20% o preço dos imóveis na região

Você já conhece o projeto de alargamento da praia em Balneário Camboriú? Ele acontecerá em toda a orla, um dos principais destinos de turistas e uma região bastante disputada no mercado imobiliário. 

Com a qualidade de vida na cidade, considerada a mais segura do Brasil, a população é crescente. Balneário Camboriú tem uma das maiores densidades demográficas do país. Diante disso, o projeto de alargamento da faixa de areia visa beneficiar moradores e turistas.

Neste conteúdo, você aprenderá mais sobre ele e sobre os seus impactos no mercado imobiliário, devido à valorização de imóveis. Continue a leitura e se informe sobre esse projeto!

Como será feito o alargamento da faixa de areia?

O alargamento da praia em Balneário Camboriú se concentrará na Avenida Atlântica, onde fica a Praia Central. Hoje, a região conta com 25 metros de faixa de areia, com aproximadamente 150 mil m² na orla. Ainda, cabe destacar que, em alguns pontos, ela tem menos de 7 metros. 

Conforme o projeto, ela terá uma expansão de 45 metros. Serão, no total, 70 metros de faixa de areia e 500 mil m². Em alguns pontos ela pode ficar ainda maior, com até 90 metros. Para tanto, serão transportados entre 2 e 3 milhões de metros cúbicos de areia.

Essa areia será retirada de uma jazida de 15 km da costa, processo que exigirá a dragagem com equipamentos específicos. Depois, será enviada para a praia por meio de uma uma tubulação de 90 cm. Por fim, máquinas acomodarão a areia, nivelando a área. 

Após a aprovação pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), as obras iniciaram em março de 2021. Conforme o projeto, o prazo para finalização é de 9 meses.

O alargamento da praia em Balneário Camboriú começará pela Barra Sul. Será feito um trecho de cada vez, seguindo para o pontal norte, e cada espaço de obras será interditado temporariamente. Contudo, a finalização de cada etapa permitirá a liberação da respectiva área para o público.

Revitalização da Avenida Atlântica

O projeto de alargamento da praia em Balneário Camboriú não é a única melhoria. A avenida que fica em frente à orla também tem um projeto de revitalização em andamento. Nesse caso, o objetivo é melhorar o trânsito por meio da ampliação das pistas. Além disso, pretende oferecer mais conforto ao restante da população.

No projeto, há a inclusão de um calçadão com espaços para caminhada e corrida, além de uma ciclovia. Dessa maneira, o conjunto de melhorias na infraestrutura trará muito mais conforto e qualidade de vida para turistas e moradores.

Qual a importância do alargamento da praia em Balneário Camboriú?

A cidade é conhecida pelos empreendimentos diferenciados, de alto padrão. Tem alguns dos prédios mais altos do Brasil e da América do Sul. Isso fez com que a sombra dos arranha-céus sobre a faixa de areia reduzisse a exposição ao sol

O alargamento da faixa de areia, antes de tudo é um projeto necessário primeiramente para reestabilização da praia devido as erosões naturais ocorridas ao longo dos anos. No entanto, certamente a mudança trará ganhos para todos os frequentadores da praia. Inclusive, isso foi apontado pelo IMA ao avaliar a licença ambiental para o alargamento da faixa de areia.

Não podemos esquecer que a Praia Central tem 6,8 km, então traz benefícios para toda a cidade. Ampliar a estrutura na praia permite que os turistas aproveitem melhor a região. Por consequência, vão consumir e gastar mais durante a estadia.

Considerando que o turismo movimenta parte da economia da cidade, o projeto viabiliza a manutenção econômica. Vale destacar que a redução da faixa de areia, como aconteceu nos últimos anos, pode deixar as praias menos atrativas. E isso acaba afastando os visitantes.

O aumento da faixa de areia também aumenta a segurança de quem frequenta a praia. O motivo é que a redução, em longo prazo, pode causar problemas na região, como erosão do solo e fortes chuvas.

Ou seja, existem diversos ganhos relacionados a conforto, segurança e qualidade de vida para quem mora ou frequenta a região. Devido aos benefícios, especialmente para o mercado e o turismo, os impactos não se limitam às áreas próximas à Praia Central. Eles englobam toda a cidade.

 

Por que isso influenciará o mercado imobiliário e o preço dos imóveis?

Os empreendimentos em frente ao mar serão os mais favorecidos. O motivo é óbvio: a região, que já é bastante valorizada, terá diversas melhorias. Com as alterações na infraestrutura e na comodidade proporcionada, quem mora na região se beneficia. Porém, a valorização imobiliária não se limita a esses imóveis. 

Vamos considerar o estudo feito pela Appraisal Institute, uma empresa americana de consultoria. A pesquisa previu que, a cada 10% de espaço adicionado à faixa de areia na praia, os preços dos imóveis na região crescem em 2,6%.

O projeto é que a faixa de areia tenha mais que o dobro da área atual. Por isso, a projeção é que o preço dos imóveis tenha um aumento de 20% a 30%. Isso faz com que os investimentos, que já são bem interessantes atualmente, se tornem ainda mais atrativos.

Afinal, após a compra, o retorno obtido com o patrimônio pela valorização da região traz resultados ótimos. Especialmente comparando-o com o de outras opções de investimento. Mesmo após a concretização do projeto, investir na região continuará sendo uma opção atrativa.

Isso acontece, principalmente, porque a cidade já é bastante procurada por futuros moradores, o que colabora com a valorização imobiliária. Balneário Camboriú é conhecida por ter um dos metros quadrados mais valorizados do país

Esse é um cenário de atração de mais investidores e de pessoas que pretendem morar no local. Assim, a movimentação do mercado traz ainda mais segurança ao investimento. Sem dúvida, os empreendimentos serão ótimas aquisições para o seu patrimônio.

Como você percebeu, o alargamento da praia em Balneário Camboriú é um projeto importante para a cidade. E, o melhor, proporciona benefícios para toda a população. Dessa forma, se você procura boas oportunidades para investir ou um lugar para morar com mais qualidade de vida, considere um imóvel na região. 

Quer conferir mais dicas como essa? Acompanhe o blog da PROCAVE para ter acesso a conteúdos incríveis sobre mercado imobiliário e o litoral norte de SC!

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Outros Posts
Empreendimentos
Casas Estaleiro
Fischer Dreams