As 10 melhores cidades de Santa Catarina para morar

O sul do país sempre foi destaque nacional por seu alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A qualidade de vida é um dos fatores que atraem investidores e moradores para as melhores cidades de Santa Catarina.

O Índice de Governança Municipal (IGM), a partir de três dimensões – finanças, gestão e desempenho –, elenca os municípios com as melhores notas no que se refere a governança pública. Um dos grupos abrange as cidades brasileiras acima de 100 mil habitantes e com PIB (per capita) acima de R$ 28 mil. Entre as 50 primeiras, podemos destacar dez cidades catarinenses:

  1. Jaraguá do Sul.
  2. Brusque.
  3. Joinville.
  4. Blumenau.
  5. Chapecó.
  6. Balneário Camboriú.
  7. Criciúma.
  8. São José.
  9. Itajaí.
  10. Florianópolis.

Para estabelecer o ranking de performance municipal, foram analisados entre outros, os seguintes dados:

  • saúde;
  • saneamento;
  • educação;
  • segurança pública;
  • meio ambiente;
  • transparência;
  • planejamento.

Assim, percebemos que, para definir as melhores cidades de Santa Catarina, não são levadas em conta apenas as belezas naturais. Apesar de ser bastante rico nesse sentido, o estado apresenta inúmeros outros benefícios para quem pretende viver e investir aqui.

Está em busca de novos ares? De um lugar promissor e que, ao mesmo tempo, ofereça tranquilidade e segurança? Então vale a pena continuar a leitura e descobrir quais são as 10 melhores cidades de Santa Catarina!

 

Melhores cidades de Santa Catarina: confira as 10 principais

Conhecer cada uma das 10 melhores cidades de Santa Catarina é fundamental para quem está pensando em morar no estado. A seguir, vamos trazer detalhes e informações sobre os municípios. Os dados mostram por que esses lugares são excelentes para viver com mais qualidade de vida. Confira:

 

1. Jaraguá do Sul

Situada na região metropolitana do norte/nordeste catarinense, a cidade é considerada a 5ª maior economia do estado. Isso porque é um grande polo industrial, abrigando gigantes como WEG (metal mecânica) e Malwee (têxtil).

A qualidade de vida do lugar se deve, entre os fatores, ao baixo índice de violência – com uma taxa de 3,7 mortes para cada 100 mil habitantes. Esse dado contribuiu para que o município alcançasse a 7ª posição no ranking nacional do IGM.

Por possuir atrativos naturais bastante significativos, Jaraguá do Sul se destaca também no turismo de aventura. Diversos grupos de ciclismo, canoagem e voo livre têm se formado no local. Isso proporciona experiências prazerosas na natureza, tanto para turistas como para moradores.

 

2. Brusque

Considerada o berço da indústria têxtil, Brusque é pioneira na fabricação de tecidos. No município, nasceram grandes marcas do vestuário e de cama e mesa. Hoje, essas marcas são referências no Brasil e no mundo.

Assim, como outros municípios de colonização alemã, é um lugar bastante calmo. Conforme pesquisa do IPEA, Brusque ocupa o 2º lugar entre as cidades brasileiras com menor índice de violência. Também por isso é considerada uma das melhores cidades de Santa Catarina para morar.

 

3. Joinville

Localizada na região norte do estado, Joinville é a maior cidade catarinense, superando até mesmo a capital, Florianópolis. Segundo o último censo do IBGE, sua população é de aproximadamente 590 mil habitantes.

Entre os principais destaques de Joinville estão dois títulos importantes: cidade das flores e Capital Nacional da Dança. Esse último, foi concedido por lei, em 2016, pelo então presidente Michel Temer.

Anualmente, sedia o Festival de Dança de Joinville, atraindo bailarinos de todos os cantos do país e do exterior. Na cidade de colonização alemã, está sediada a única filial do Teatro Bolshoi fora da Rússia.

E, apesar de não ter praias, é próxima de São Francisco do Sul. Isso favorece quem procura um bom lugar para viver perto do litoral.

Com recursos de grandes cidades, mas preservando características de interior, Joinville possui mais de 100 indústrias, que fortalecem a economia da região. Mesmo assim, ainda guarda recantos naturais – por exemplo, a Estrada Bonita, o mirante do Morro da Boa Vista e o Recanto das Nascentes Divinas.

 

4. Blumenau

Existem vários motivos para que Blumenau esteja entre as melhores cidades de Santa Catarina para morar. Além do ranking IGM, a cidade mais alemã fora da Europa também se destaca como polo tecnológico: está em 9º lugar entre as mais conectadas e inteligentes do Brasil.

Isso sem contar a forte presença da cultura germânica. Também é referência turística, trazendo milhares de visitantes para eventos como a Oktoberfest e o Festival Brasileiro da Cerveja. 

Outro destaque de Blumenau é a sua localização. A cidade fica próxima das melhores praias do litoral catarinense: Porto Belo, Piçarras, Bombinhas, Itapema e Balneário Camboriú.

Quem pretende morar na cidade encontra encontra diversos bairros atrativos, com opções de lazer, trabalho e muito mais!

 

5. Chapecó

Localizada no oeste catarinense, Chapecó é considerada um grande polo industrial, financeiro e de educação. Também é reconhecida como capital brasileira da agroindústria e do turismo de negócios.

Mesmo bastante longe do litoral (55 km de Florianópolis), a cidade atrai muitas pessoas em busca de novas oportunidades. De acordo com o Ministério do Trabalho, Chapecó está entre as cidades que mais geram emprego. Por isso, também é uma das melhores cidades de Santa Catarina.

 

6. Balneário Camboriú

Belíssimas praias, completa infraestrutura turística e grandes empreendimentos imobiliários. Assim é Balneário Camboriú, a menina dos olhos de quem procura o litoral norte catarinense. Isso vale para todas as estações do ano, e não apenas para o verão.

Com cerca de 140 mil habitantes, seu alto IDH (0,85 numa escala máxima de 1) comprova: é uma das melhores cidades de Santa Catarina para morar.

Sua distância de Florianópolis é de aproximadamente 80 km, e pode ser considerada vizinha de Navegantes. Isso coloca Balneário Camboriú numa posição estratégica entre dois aeroportos, facilitando o turismo de eventos e negócios na região.

7. Criciúma

Na lista das 10 melhores cidades de Santa Catarina, Criciúma é a única que está localizada no sul do estado. Essa região é chamada de carbonífera.

Possui uma economia forte: além da exploração do carvão, ganham destaque a indústria, a pecuária e a agricultura. Com aproximadamente 133 mil habitantes, a cidade fica a cerca de 20 km do litoral.

 

8. São José

Localizada na região da Grande Florianópolis, São José possui cerca de 246 mil habitantes. Assim como Chapecó, também é geradora de empregos e um ótimo lugar para quem quer empreender.

Por ser vizinha da capital, é procurada por quem quer desfrutar dos recursos da região, mas preservar a tranquilidade. Isso inclui as belezas naturais e o acesso facilitado a praias, trilhas e outras diversas opções de lazer.

 

9. Itajaí

Uma cidade que foi agraciada pela natureza e, ao mesmo tempo, é sinônimo de desenvolvimento econômico e social. Assim é Itajaí, sede do maior porto do Brasil em movimentação de contêineres. Isso torna o lugar bastante promissor para quem pretende investir na carreira.

Ao mesmo tempo, é possível encontrar o equilíbrio necessário para a qualidade de vida. O município é rico em lazer (principalmente as praias), em opções de comércio e de serviços bastante diversificadas. Inclusive, na cidade está localizada a maior universidade privada do estado que atrai estudantes de todo o país.

Como uma das melhores cidades de Santa Catarina, é fácil encontrar bons bairros para morar em Itajaí. Assim, você pode desfrutar de tudo que ela tem a oferecer.

10. Florianópolis

Florianópolis ficou na última posição entre os 10 municípios catarinenses (e em 50º lugar no IGM). Mas com certeza ainda é uma das melhores cidades para morar em Santa Catarina. Não somente por ser a capital do estado, mas pelo IDH elevado, que representa a qualidade de vida dos moradores.

Conhecida como “Ilha da Magia” e apelidada carinhosamente de Floripa, possui 34 praias catalogadas pela Secretaria Municipal de Turismo. Mas acredita-se que, ao todo, sejam 100 praias, incluindo lugares de difícil acesso e ilhotas ao redor da grande ilha.

Algumas das praias mais famosas e badaladas – como Jurerê, Canasvieiras e Praia Brava – atraem turistas de todo o mundo e muitas celebridades.

Também chamada de capital da inovação, Florianópolis é um polo tecnológico, considerada como “Vale do Silício da América Latina”. Entre startups e novos negócios em geral, estima-se que a cidade tenha cerca de 20 mil empreendedores.

Gostou de saber mais sobre as melhores cidades catarinenses? Então aproveite para conhecer os empreendimentos PROCAVE e faça de Santa Catarina sua morada!

 

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Outros Posts
Empreendimentos
Fischer Dreams