Balneário Camboriú, obras da nova orla e iniciativa privada. Saiba mais!
Dois anos após a conclusão do alargamento da Praia Central, que aumentou a faixa de areia de 25 para 70 metros e impulsionou a valorização imobiliária da cidade em até 40%, Balneário Camboriú, no litoral norte catarinense, deu início a uma nova megaobra. Desta vez, será feita a urbanização de uma área com 250 mil m² na avenida Atlântica, que já é considerada a maior renovação urbanística do país, e somada aos 350 mil m² de faixa de área, será criado um grande parque linear com 600 mil m² – o “Parque da Orla”.
Para viabilizar a nova orla, que tem projeto assinado pelo renomado arquiteto Índio da Costa, Balneário Camboriú adotou um modelo inédito de parceria público privada, onde construtoras da cidade serão as responsáveis pela execução de trechos que vão custar em torno de R$ 15 milhões, cada. Em contrapartida, o valor será revertido em títulos de Outorga Onerosa do Direito de Construir, que é um adicional que as construtoras pagam para utilizar o espaço aéreo da cidade ao executar prédios mais altos. Vale ressaltar que a cidade já é conhecida como a capital dos arranha-céus, com 7 dos 10 prédios residenciais mais altos do país, segundo ranking do The Skyscrapper City.
Balneário do futuro
Balneário Camboriú já é uma cidade futurística e as obras que estão sendo feitas hoje tem o objetivo de garantir a infraestrutura necessária para que o município continue crescendo e se destacando no cenário nacional e internacional, tanto em turismo, como em valorização imobiliária. Exemplos são os empreendimentos da incorporadora Procave, que tem inúmeros edifícios de alto padrão entregues em Itajaí e Balneário Camboriú e que chamam a atenção tanto pela beleza quanto pela qualidade construtiva.
No total, a obra da orla foi divida em 18 trechos. O primeiro, onde as obras já iniciaram, é na Barra Sul, área nobre da cidade, entre as ruas 4400 e 4600 e tem 230,45 metros de extensão. A previsão de conclusão deste trecho é para o primeiro semestre de 2024, mesmo período em que devem ser iniciadas as obras nos trechos 15 (da rua 4000 a 4100), trecho 16 (rua 4400) e trecho 18, também na Barra Sul, além da macrodrenagem. Outra obra importante na Avenida Atlântica, prevista para os próximos anos, é a mudança de toda a fiação para uma rede subterrânea.
Para conhecer oportunidades de investimento ou moradia da Procave em Balneário Camboriú fale com um Corretor de sua confiança.