Como planejar um ótimo 2020?

Um novo ano é sempre uma nova oportunidade de fazer as coisas de um jeito melhor, evoluir em alguns pontos da vida, estabilizar outros… Mas só valerá se nossas metas e planejamentos permanecerem realistas. Claro, sonhar alto é sempre saudável, mas é preciso estar atento a cada degrau para chegar lá.

1. Tudo anotado

Uma forma muito eficaz de realmente memorizar e interiorizar aquilo que planejamos é escrever no papel, seja a lápis ou caneta. Sim, muita gente prefere escrever no computador ou smartphone, mas um planejamento tão importante precisa de um processo mais sólido.

“Ao escrever à mão, ficamos mais focados e trabalhamos melhor nosso sistema cognitivo, o que estimula a assimilação das informações”, explica o especialista em memorização Paulo Henrique Lyma.

Aproveite e comece em um novo caderno, ou um moleskine, o que você achar melhor. Assim ao longo do ano você pode usar a mesma técnica e o mesmo espaço para dar continuidade aos seus objetivos.

2. Defina objetivos

Agora que já temos a técnica mais eficaz para organização e memorização, é hora de definir seus objetivos. Separe as áreas de sua vida (pessoal, família, trabalho, estudo e hobby, por exemplo) e crie os objetivos para cada uma delas.

Além de apontar o que você quer melhorar, é importante dar uma resposta a isso, ou seja, dar a você mesmo uma sugestão de caminho à seguir. É claro que, com o passar do dia, você pode encontrar novas soluções. Mas é importante estipular um começo para cada meta.

3. Passo a passo

Para objetivos muito grandes e que demandam diversas ações, é importante criar uma sugestão de passo a passo, dividir em etapas para transformar em um processo racional. É mais fácil você concluir um passo de cada vez do que acabar tropeçando no caminho se tiver muita pressa.

4. Pequenos objetivos

Não esqueça das pequenas coisas da vida. Daquilo que relaxa você e recarrega suas energias para dar continuidade aos objetivos maiores. Intercale passos ou metas com objetivos de lazer e diversão para manter a mente sã e o corpo saudável o ano inteiro.

5. Foco

Por fim, não perca de vista seus objetivos. Quando o ano já estiver em julho, por exemplo, é importante que você ainda lembre do que escreveu em janeiro. Por isso, mantenha suas metas dentro da rotina. Uma forma eficaz de fazer isso é mantém um calendário de metas, do passo a passo que você delimitou para cada objetivo, assim você não perde de vista tudo que quer realizar.

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Outros Posts
Empreendimentos
Casas Estaleiro
Fischer Dreams