Saiba por que o investimento em imóveis é uma boa opção

O investimento em imóveis é uma das maneiras mais tradicionais de construir um patrimônio. Mesmo que alguns especialistas em finanças contrariem essa ideia, para muitas pessoas, imóvel ainda é sinônimo de segurança financeira.

Não é à toa que as pessoas mais bem-sucedidas financeiramente possuem uma parte das suas aplicações no mercado imobiliário. Afinal, o crescimento da demanda, especialmente de alto padrão, tem feito o valor dos empreendimentos alcançar patamares mais elevados.

Santa Catarina, por exemplo, tem uma valorização imobiliária acima da média nacional. Isso demonstra o potencial do estado para negócios e investimento em imóveis. Entre as cidades com maior índice de valorização no país está Itajaí, com média de 4,16% no último ano.

Se você deseja saber mais sobre porque o investimento na compra de apartamentos, casas ou terrenos é uma boa opção, acompanhe o artigo!

 

Por que fazer um investimento em imóveis?

Muitas pessoas acreditam que comprar um imóvel pode ser uma forma de investimento sólido. E ainda uma oportunidade de criar ou aumentar o patrimônio da família. E elas estão certas!

O crescimento do Índice de Confiança da Construção (ICST) mostra que, de fato, comprar imóveis é uma boa opção de investimento a médio e longo prazo. 

Especialmente para famílias que já possuem uma moradia e estão em busca de outra opção – seja para passar as férias, para fazer negócios ou mesmo para auxiliar os filhos no início da vida adulta. Principalmente quando iniciam a faculdade em outra cidade ou estado.

Nesses casos, comprar um apartamento, além da economia com aluguel, é uma forma bastante inteligente de investir a longo prazo. Mas, além disso, existem outros motivos que tornam o investimento em imóveis uma boa opção. Vejamos:

 

Valorização potencial

É verdade que o valor de mercado de um imóvel pode sofrer alguma alteração em determinados momentos. Mas seu potencial de valorização é sempre crescente. Principalmente para imóveis comprados na planta.

No caso dos imóveis de alto padrão, o percentual é ainda maior. Isso porque um dos fatores que mais influenciam na valorização imobiliária é a região onde está localizado. E quando se trata de imóveis litorâneos, por exemplo, esses empreendimentos costumam ser os mais valorizados. 

Por isso esse tipo de imóvel tem se destacado no mercado imobiliário e vem atraindo cada vez mais investidores para o litoral norte de Santa Catarina. Afinal, por aqui o que não faltam são possibilidades de negócios, lazer, entretenimento e, claro, qualidade de vida.

 

Rentabilidade e segurança

O investimento em imóveis é uma das melhores opções para quem procura, ao mesmo tempo, alta rentabilidade e segurança. Afinal, entre tantas formas de investir, essa é a mais estável. Isso porque, mesmo diante de crises econômicas graves, a demanda por imóveis sempre existe.

Além disso, em algumas regiões, como o litoral catarinense, o valor do m2 está em constante evolução, tornando os imóveis mais rentáveis também a médio prazo. Ou seja, não é mais preciso esperar anos para ter um retorno sobre o investimento.

Outro fator relevante é que o mercado imobiliário é independente das ações de congelamento do governo. E também está a salvo da possível quebra de bancos. No Brasil, sem dúvida, o investimento em imóveis é uma forma de garantir maior segurança e rentabilidade.

Do mesmo modo, investir em imóveis é uma forma bastante eficaz de diversificar a carteira, diminuindo os riscos da renda variável. Especialmente em momentos de instabilidade econômica, por se tratar de uma modalidade mais estável.

 

Fonte de renda

O investimento em imóveis, além de aumentar o patrimônio, pode significar uma nova fonte de renda. Ou seja, ao investir no mercado imobiliário, os ganhos podem ser potencializados, transformando-se numa renda passiva.

Especialmente num país como o Brasil, onde existe déficit de demanda imobiliária, sempre há muitas pessoas em busca de locação. Até porque comprar um apartamento ou uma casa não é algo acessível ou que interesse a todos.

Inclusive, mesmo em períodos de crise, essa é uma demanda que não cessa. Portanto, é mais uma amostra das vantagens desse tipo de investimento. Ainda mais porque o retorno do valor investido ocorre em alguns anos. E, a partir daí, todo o valor recebido de aluguel torna-se lucro.

 

Rentabilidade ou patrimônio: qual a melhor alternativa?

Quem possui recursos para a compra de imóveis pode ter dúvidas sobre qual a melhor opção: aplicar o valor em fundos de rendimento mensal ou adquirir um bem que valoriza com o tempo?

Na verdade, as duas opções apresentam benefícios. O que deve ser levado em consideração é o objetivo principal do investimento. De todo modo, a valorização patrimonial é sempre uma forma inteligente de investimento, ainda que não ofereça maior liquidez.

Assim, se a intenção for apenas usufruir do bem e manter um patrimônio valorizado a médio e longo prazo? Sem dúvida, o investimento em imóveis é uma ótima opção! O retorno será certo, e você ainda terá alternativas para rentabilizar e gerar lucro, caso haja necessidade.

 

Imóveis de alto padrão no litoral catarinense são ótimas opções de investimento

O investimento em imóveis, por si só, já é uma boa opção. Quando se trata de imóveis no litoral catarinense, as vantagens aumentam significativamente. Por ser bastante privilegiada em termos de natureza e possuir um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre os maiores do país, a região do litoral norte, especialmente, é ainda mais valorizada

É importante destacar que Santa Catarina é um dos estados brasileiros que segue mantendo a valorização do preço médio dos imóveis. Entre os municípios do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú lidera com uma valorização média de 15% ao ano. Outras cidades como Navegantes, Itapema e Itajaí também acompanham esse crescimento.

E, além da valorização comercial, quem investe em imóveis nessa região encontra:

  • desenvolvimento social e econômico elevado;
  • boa infraestrutura de serviços públicos;
  • lazer e entretenimento;
  • opções de comércio e serviços de qualidade;
  • diversidade cultural;
  • belezas naturais;
  • segurança.

Por tudo isso, os empreendimentos de alto padrão catarinenses atraem pessoas de todo o país e do exterior em busca de oportunidades de negócios e qualidade de vida. Por isso, não faltam motivos para investir no mercado imobiliário de Santa Catarina.

Agora você já sabe por que o investimento em imóveis é uma boa opção. Aproveite para conferir os 5 bairros mais atrativos para comprar um imóvel em Blumenau!

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Outros Posts
Empreendimentos
Casas Estaleiro
Fischer Dreams