Como fazer um canto alemão: ideias para um ambiente prático

Quando se pensa em como fazer um canto alemão, muitas dúvidas surgem quanto ao tipo de ambiente que se pretende criar, especialmente em imóveis de alto padrão. Contudo, o canto alemão é bastante democrático e pode ser muito bem aproveitado, tanto nos pequenos espaços quanto em ambientes amplos.

Muito comum na Europa e na América do Norte, essa configuração de sala jantar tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil. O nome e a origem remetem aos pubs e bares europeus. E, de fato, o layout que combina mesa, cadeiras e banco fixo, geralmente colocados em formato de L, são bastante comuns em restaurantes e cafeterias, das mais populares às mais sofisticadas.

Se você está cogitando essa opção de móvel e quer saber como fazer um canto alemão para trazer mais funcionalidade de requinte ao seu lar, confira as dicas a seguir.

Ideias de como fazer um canto alemão

Mesmo nos imóveis mais amplos, otimizar espaços de forma inteligente é sempre a melhor opção. Afinal, um ambiente planejado se torna mais organizado e prático no dia a dia. Além disso, também é possível criar uma decoração mais criativa e personalizada, deixando tudo mais agradável e fluido.

Nesse sentido, buscar ideias de como fazer um canto alemão pode trazer mais conforto ao lar, especialmente para famílias grandes ou para quem adora receber muitos amigos em casa. Por ser uma alternativa funcional, esse layout de mesa de jantar permite abrigar um número maior de pessoas, ao mesmo tempo que agrega um ar intimista.

Outra opção é colocar um canto alemão na área da cozinha para as refeições cotidianas, que podem ser feitas num espaço menor, mas sem perder o conforto. E assim, a sala de jantar fica à disposição para reuniões e eventos com um número maior de pessoas.

Veja a seguir algumas ideias de canto alemão e como aproveitar melhor o ambiente com projetos bem definidos:

Canto alemão em L: o modelo clássico para qualquer ambiente

A disposição do assento em forma de L é o tipo mais clássico de canto alemão e proporciona mais conforto e espaço. Além disso, é bem comum que o lugar seja aproveitado para incluir um baú, gavetas ou até mesmo prateleiras posicionadas no canto entre um encosto e outro.

Esse modelo pode ser empregado em locais grandes ou pequenos, e a escolha do modelo fica à cargo da criatividade. Aqui, uma dica é utilizar espelhos numa das paredes do canto, dando destaque para outros elementos.

Outra opção é aproveitar a parede de uma ilha ou península na cozinha para criar um espaço de canto onde o móvel poderá ser instalado.

Sofá para o conforto máximo

Ao pensar em como fazer um canto alemão, um dos objetivos é o conforto. Desse modo, é possível aliar o aconchego de um sofá para dar mais comodidade ao móvel. Essa ideia pode ser aplicada nas salas de jantar e estar em conceito aberto, integrando os ambientes.

Inclusive, essa é uma excelente forma de aumentar a interação entre as pessoas, como por exemplo os convidados para um jantar ou reunião de amigos, deixando que cada um ocupe os espaços da maneira que melhor convenha.

Mesa quadrada ou redonda: fugindo do óbvio

A ideia de que apenas mesas retangulares podem compor um canto alemão é muito comum. No entanto, ela limita a criatividade e impede que outras propostas sejam exploradas. Por isso, é importante saber como fazer um canto alemão com mesas quadradas ou redondas. Pois sair do óbvio pode tornar o ambiente muito mais agradável.
Além disso, uma mesa redonda ou quadrada pode abrigar mais pessoas sentadas, diferente do modo retangular. Tudo depende do local onde o canto alemão será instalado e de como o projeto será desenvolvido. Vale a pena ousar nesses formatos!

Espaço para o café da manhã

Que tal aproveitar um pequeno espaço na cozinha para fazer um canto alemão como mesa de café da manhã? Essa é uma dica para criar um ambiente aconchegante onde a família pode aproveitar a primeira refeição do dia com tranquilidade e conforto, sem perder o lado prático.

Assim, o espaço principal de refeições fica preservado, e cria-se um local mais reservado e intimista, com um toque de sofisticação.

Passo a passo de como fazer um canto alemão

Confira quais os passos principais na hora de definir como fazer um canto alemão na sua casa ou apartamento.

1. Defina o local e preste atenção às medidas e áreas de circulação

O primeiro passo para instalar um canto alemão é definir o local, sempre observando as medidas em relação à área de circulação em torno do móvel. Afinal, os assentos que ficam na parede devem ser acessados com facilidade, de maneira que não se torne difícil entrar e sair do espaço.

2. Escolha a mesa mais adequada

Como dissemos antes, nem sempre a mesa retangular é o melhor formato para um canto alemão. A depender do local que será ocupado, uma mesa redonda ou quadrada pode compor o ambiente de um jeito mais prático e bonito. Considere ainda uma mesa oval, se quiser ser mais ousado e criativo.

De todo modo, o tipo de mesa deve se adaptar ao cômodo e não comprometer a circulação, uma vez que o tamanho das cadeiras ou poltronas também deve ser levando em conta.

3. Pense no móvel como elemento decorativo

O canto alemão deve ser pensado não apenas como um móvel, mas como elemento decorativo. Dessa forma, é essencial levar em conta os demais elementos e objetos de decoração, para compor um ambiente harmônico e elegante.

Formas, cores, tecidos… Tudo deve ser considerado e planejado com atenção e cuidado, dando ao canto alemão o destaque que ele merece.

4. Procure ajuda profissional para o projeto

Ao procurar opções de como fazer um canto alemão, é fundamental contar com o trabalho de um profissional de arquitetura ou design de interiores. A partir da elaboração de projeto bem elaborado, o ambiente se torna muito mais funcional, sofisticado e integrado ao restante da casa.

Sem contar que um projeto profissional pode agregar mais valor ao imóvel e diminuir as chances de problemas durante a execução.

Agora que você já sabe como fazer um canto alemão, confira 8 dicas para mobiliar e decorar sua cobertura.

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Outros Posts
Empreendimentos
Fischer Dreams