Conheça 6 benefícios de morar perto do mar

A vida no litoral sempre foi recomendada para quem busca uma rotina mais saudável. Você deve ter assistido a filmes ou ouvido histórias que recomendavam o clima litorâneo para curar doenças ou superar momentos de dificuldade. Mas, afinal, quais os benefícios de morar perto do mar?

Pesquisadores vêm buscando ampliar o número de estudos sobre fatores que determinam nosso bem-estar. Essas pesquisas procuram compreender como as coisas ao nosso redor influenciam nossa saúde emocional, mental e física.

Um estudo realizado pela Universidade de Exeter, no Reino Unido, confirma: pessoas que vivem a menos de um quilômetro do mar têm mais saúde e disposição, comparadas às que vivem mais distantes das zonas litorâneas.

Paisagens exuberantes, o ar puro e a energia de um banho de mar são estimulantes para quem busca mais saúde. Os benefícios de morar perto do mar incluem:

  • Maior contato com a natureza.
  • Menos poluição atmosférica.
  • Menos agitação urbana.
  • Mais possibilidades de praticar atividades físicas ao ar livre.

Viver perto da praia pode garantir menos poluição visual e sonora, diferentemente das condições encontradas nos grandes centros urbanos. Mas isso não significa monotonia. Regiões litorâneas oferecem outras oportunidades de lazer e diversão. São repletas de belas paisagens naturais e de estímulos às práticas saudáveis.

Também são lugares economicamente ativos, que trazem boas oportunidades de trabalho e de negócios – principalmente em áreas de produção náutica ou mesmo incentivadas pelo turismo. E, no fim do dia, você pode desfrutar de um banho de mar, caminhar pela orla ou contemplar as paisagens.

São vários os benefícios de morar perto do mar. O litoral norte de Santa Catarina é um bom exemplo de região onde é possível aproveitar essas vantagens. Ela une oportunidades de negócios à vida litorânea.

Conheça alguns motivos que vão convencer você a viver no litoral norte catarinense.

Pretende se mudar para regiões litorâneas? Acompanhe o artigo e saiba mais sobre os benefícios de morar perto do mar e usufruir de uma vida saudável.

 

Benefícios de morar perto do mar: sol, ar puro e qualidade de vida

O ar da praia, a cor e o som do mar. O sol e a prática de atividades físicas ao ar livre. Esses são os principais fatores que estimulam uma boa saúde. Essas e outras vantagens são proporcionadas pela vida litorânea.

Confira a seguir os principais benefícios de morar perto do mar:

 

1. Menos estresse e mais qualidade de vida

Segundo a pesquisa da Universidade de Exeter, os efeitos produzidos pela cor azul do mar diminuem o estresse emocional. Isso promove uma melhor qualidade de vida às pessoas que, cotidianamente, podem usufruir desse visual.

Imagine uma caminhada na praia para desfrutar das nuances dessa vista incrível. É uma forma excelente de ampliar as sensações de bem-estar, certo? Morando na praia, você também pode encontrar alternativas para diminuir a pressão do dia a dia e melhorar o humor. Que tal experimentar os benefícios de morar perto mar?

Encontre inspiração para viver no litoral. Veja opções de empreendimentos nas praias do litoral catarinense, como o Costão da Barra, um home club repleto de natureza à beira-mar.

 

2. Ambiente propício para atenuar problemas respiratórios e aumentar as defesas imunológicas

As pessoas que sofrem com problemas respiratórios podem encontrar melhores condições vivendo perto do mar. O ar salgado das ondas marítimas é bastante saudável para pessoas que apresentam quadros de bronquite e asma.

O clima litorâneo pode ser bem positivo também para o fortalecimento do sistema imunológico. Ele melhora consideravelmente as defesas do corpo contra doenças em geral. Outros benefícios de morar perto do mar são o aumento da circulação corporal e a melhora significativa na hidratação da pele.

O ar da praia também favorece o equilíbrio dos níveis de serotonina. Contém íons de hidrogênio com carga negativa, que auxiliam na absorção do oxigênio. Isso recupera a qualidade do sono e reduz a depressão.

 

3. Maiores possibilidades de exposição ao sol

Quem nunca ouviu dizer que o sol aumenta a disposição e proporciona uma sensação de bem-estar? A maior exposição ao sol, propiciada pelo ambiente litorâneo, tem excelentes resultados para a saúde.

Tomar sol, considerando os horários adequados, melhora a absorção da vitamina D. A substância é útil para fortalecer o sistema imunológico. Ela aumenta os índices de endorfina no corpo, potencializando a qualidade do sistema ósseo e reduzindo o risco de câncer.

 

4. O som do mar também beneficia a saúde

Você sabia que o barulho do mar também tem função terapêutica? Estudos apontam que os sons marítimos estimulam a área do cérebro conhecida como córtex pré-frontal. Essa região é responsável pelas emoções, e o barulho do mar pode favorecer sensações de bem-estar.

A sonoridade das ondas pode ativar experiências de autoconhecimento, promovendo sensação de equilíbrio emocional e paz interior. Assim, diminuem as pressões mentais e o estresse após um longo dia de trabalho. Ouvir o mar pode ser um momento para relaxar e se reconectar.

 

5. Possibilidades gastronômicas e alimentação saudável

As regiões litorâneas, em geral, são bem conhecidas pela variedade gastronômica que oferecem. Sobretudo aquelas que têm como base os frutos do mar. O consumo desses alimentos proporciona maior ingestão de substâncias como o ômega-3 e auxilia na redução do colesterol.

O litoral norte catarinense, por exemplo, tem uma série de bons restaurantes que oferecem comida saudável. Isso com uma alta qualidade de pescados oferecidos pela própria região – e por isso mais frescos.

 

6. Atividade física e lazer: benefícios de morar perto do mar

A praia é um lugar que inspira a prática de atividades físicas. Pode ser pelo espaço ao ar livre, favorável aos esportes coletivos. Ou então pelas condições propícias às práticas náuticas, como o surfe e outras modalidades. O fato é que esse se tornou um grande atrativo para quem decide morar perto do mar.

Para quem prefere atividades mais leves, o litoral também pode ser uma excelente opção. É possível fazer caminhadas, passeios de bicicleta e práticas de alongamento.

Outro fator essencial para a saúde física e mental é o lazer. Em regiões litorâneas, você pode usufruir de atividades como navegar, pescar, fazer trilhas ecológicas, observar pássaros. Mesmo um fim de tarde num barzinho à beira-mar também é uma ótima opção. E todas essas atividades elevam a saúde física e mental.

Se você busca uma opção de imóvel para aproveitar os benefícios de morar perto do mar, visite o site da PROCAVE. Faça um tour virtual e conheça algumas opções de empreendimentos no litoral.

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Outros Posts
Empreendimentos
Casas Estaleiro
Fischer Dreams