Descubra como escolher o imóvel de alto padrão ideal para a sua família

Um imóvel de alto padrão é aquele bem planejado, construído utilizando as melhores práticas disponíveis. Nele, são empregados materiais e acabamentos de alta qualidade – assim como outros diferenciais que buscam atingir o máximo em relação a conforto, praticidade, tecnologia e segurança.

Porém, não basta saber qual tipo de imóvel você deseja: é necessário saber como avaliar as opções do mercado. Só assim é possível encontrar a alternativa ideal para a sua família. Quer aprender como fazer isso?

Neste conteúdo, listamos as dicas essenciais para tomar a melhor decisão na compra de um imóvel de alto padrão. Acompanhe!

Considere as necessidades da família

Se o objetivo é acertar na compra de um imóvel para a família, o ponto de partida é entender as necessidades. Isso trata de questões como tamanho do imóvel, número de cômodos e facilidades disponíveis. O número de quartos, por exemplo, é uma questão bem relevante para acomodar todos os filhos – ou até mesmo familiares durante visitas.

Para quem tem parentes que moram em outras cidades, é bastante comum querer dispor de um espaço em casa para acomodá-los. Outras questões como espaços privativos de lazer, mobília, padrão de decoração e equipamentos também são relevantes.

Saber quais são as necessidades guia a busca e permite filtrar as opções para separar aquelas que têm maior potencial. Aqui, a melhor dica é o diálogo: trocar ideias com todos ajuda a definir as prioridades e listar itens que são desejáveis, mas também flexíveis.

Avalie a localização do imóvel de alto padrão

O imóvel de alto padrão tem como característica a escolha de boas localizações, visando mais segurança e acessibilidade aos moradores. A cidade em que ele se situa pode contar com várias regiões interessantes, todas elas com diferentes empreendimentos.

Diante disso, vale a pena definir qual é o bairro de preferência e os pontos de interesse da família. Proximidade com outros empreendimentos ou clubes, distância de aeroportos ou vista para o mar – esses podem ser critérios utilizados nessa decisão.

Ainda, é comum ter mais de uma região desejada, que seja adequada às necessidades familiares. Nesse caso, acrescente todas à lista e, se desejar, estabeleça prioridades. Essa característica pode servir como critério de desempate ao comparar imóveis.

Verifique as opções disponíveis na área de lazer

Os espaços de descanso e de lazer costumam ser bastante procurados no imóvel de alto padrão. Afinal, eles conseguem proporcionar mais conforto e conveniência, garantindo acesso a várias facilidades que, normalmente, exigiriam um grande deslocamento.

Então, vale a pena considerar as alternativas disponíveis, nas áreas privadas. Os empreendimentos costumam contar com uma ampla gama de espaços. Porém, como eles variam, é importante ter prioridades definidas. Veja algumas opções que podem ser encontradas:

  • academia;
  • cinema;
  • piscina aquecida;
  • salão de festas;
  • spa;
  • salão de beleza;
  • quadras poliesportivas;
  • salão de jogos;
  • boate;
  • restaurantes e bares;
  • praia artificial;
  • brinquedotecas;
  • pista de skate;
  • área verde.

Deu para perceber que a lista é bem extensa, né? Assim, vale a pena conferir quais são os elementos mais desejados para a família e buscar empreendimentos que ofereçam essas facilidades. Seguir a dica trará grandes impactos para o conforto e para a qualidade de vida após a mudança.

Analise os acabamentos e a arquitetura

A qualidade no acabamento é uma característica essencial dos imóveis desse tipo. Isso envolve a escolha de materiais, do design, e a própria instalação ou aplicação de todos os detalhes. Sem isso, mesmo os melhores produtos não conseguem refletir realmente o alto padrão desejado. Logo, não basta um projeto: a execução precisa ser de excelência. 

Vale ressaltar que os detalhes utilizados, assim como todo o projeto arquitetônico, variam em cada empreendimento. Dessa maneira, procure opções que realmente demonstram elegância, sofisticação e bom gosto, alinhadas com o perfil da sua família.

Neste momento, não se limite ao espaço privativo. As áreas comuns também devem ser avaliadas, já que serão utilizadas em diversos momentos. A arquitetura do ambiente precisa ser funcional e moderna, seguindo as principais tendências – de forma que mantenha relevância e beleza ao longo do tempo.

Observe quais são os diferenciais

Além dos fatores citados, o imóvel de alto padrão pode apresentar outros diferenciais. Um dos pontos avaliados é a aplicação da tecnologia e da automação, uma tendência nos imóveis de luxo. Existe uma grande variedade de recursos que podem ser aplicados aos empreendimentos.

Contudo, alguns já se tornaram requisito para quem busca mais conforto, comodidade e atualização para usufruir do lar. Veja as principais possibilidades:

  • abertura de janelas e de persianas via aplicativo;
  • controle de iluminação de maneira remota, com função para acender, apagar e alterar a intensidade da luz;
  • sistemas de sons e de imagens controlados por dispositivos via Wi-Fi;
  • controle de acesso físico com biometria, para agilizar o processo e aumentar a segurança;
  • climatização de alta qualidade, controlada de maneira remota.

Além disso, é possível contar com os assistentes de voz. Eles conseguem oferecer funções diferenciadas: realizar ligações, apresentar lembretes e cumprir outras tarefas importantes para o dia a dia.

Pesquise o potencial de valorização do imóvel

Ao pesquisar o imóvel de alto padrão ideal, é normal focar em como será o dia a dia da família usufruindo das facilidades que ele proporciona, não é? Porém, essa decisão precisa considerar o potencial de valorização da propriedade.

Essa é uma medida importante para a proteção do patrimônio familiar, que tem um papel essencial quando se trata de segurança financeira. Qualquer investimento avalia esse fator; portanto, a compra de um imóvel (mesmo que para moradia) também precisa levar isso em conta. 

Para tanto, existem vários elementos que devem ser avaliados, pois influenciam no potencial de valorização. De maneira geral, os imóveis de luxo têm um bom potencial, mas é importante garantir que eles tenham características que o favoreçam ainda mais.

Um dos pontos é contar com uma construtora de confiança, que tenha excelente reputação e seja conhecida pela qualidade dos empreendimentos desenvolvidos. Uma boa localização, o projeto arquitetônico e a presença de conceitos inovadores, como o Healthy Building, também podem aumentar a valorização.

Foi possível perceber que existem diversos critérios avaliados na compra de imóvel de alto padrão. Grande parte tem relação com o conforto da família, mas também é preciso considerar as questões relacionadas ao patrimônio. Assim, você terá mais segurança para fazer esse investimento.

Para acompanhar mais dicas sobre imóvel de alto padrão, acompanhe o blog da PROCAVE!

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Outros Posts
Empreendimentos
Fischer Dreams