Diferentes tipos de imóveis para variados tipos de famílias

Se você está procurando um novo lugar para morar, já deve ter percebido que existem diferentes tipos de imóveis. Isso acontece pela necessidade de atender aos diferentes perfis de compradores, afinal, cada família tem desejos e expectativas específicos, não é verdade? É comum procurar uma boa localização, espaços amplos e comodidades, mas algumas características específicas podem variar.

No entanto, nem sempre as pessoas entendem as diferenças entre as opções de imóveis e os benefícios que cada uma proporciona. Como consequência, fica mais difícil fazer uma escolha consciente e com a certeza de ter acertado na decisão.

Considerando que essa aquisição exige um alto investimento, é fundamental garantir a melhor alternativa para não ter arrependimentos. Pensando nisso, preparamos este conteúdo para falar sobre os diferentes tipos de imóveis existentes e como escolher o ideal. Confira!

Quais são os diferentes tipos de imóveis?

A lista com os tipos de imóveis existentes é bastante ampla, mas listamos as mais comuns e procuradas para que você entenda o que muda em cada opção. Veja só!

Apartamento

O apartamento fazer parte de um condomínio em prédios e pode contar com diferentes layouts para a planta. Com diferentes números de quartos ou suítes e variações em relação aos demais cômodos, que podem contar com integração e conceito aberto ou mais divisórias, essa é uma opção bastante versátil e traz como principal vantagem as comodidades ofertadas pelo empreendimento.

Conhecidos pelas medidas de segurança e espaços comuns para suprir as necessidades dos moradores, que vão desde espaços para atividades físicas até a diversidade de ambientes de lazer, sem dúvidas é uma das opções mais procuradas por diversos tipos de família.

De modo geral, os diferenciais dos empreendimentos atendem públicos de diferentes perfis, incluindo pessoas solteiras, casadas, com ou sem filhos, com crianças ou adolescentes. Contudo, o apartamento também pode vir com alguns diferenciais no projeto, criando outros tipos de imóveis que vale a pena avaliar antes de escolher a opção ideal para a sua família.

Loft

O loft é bastante visto em filmes e séries americanas. Ele costuma ter uma planta livre, com integração de todos os espaços e um pé direito duplo, como se acomodasse dois pisos. Isso confere ainda mais amplitude para todo o espaço. A inspiração é nos galpões industriais da década de 70, nos Estados Unidos, mas o modelo evoluiu e já conta com opções disponíveis no mercado de alto padrão.

As aberturas nas janelas também são grandes, fazendo com que ele receba bastante iluminação natural. Existem opções de diversos tamanhos, então é possível encontrar ambientes amplos para quem deseja mais espaço. No entanto, costuma ser mais procurada por pessoas solteiras ou casais sem filhos.

Cobertura

As coberturas ficam localizadas no último andar do empreendimento e, por isso, podem ter diferenciais bastante interessantes. Os projetos variam: alguns apenas replicam os apartamentos dos demais andares, enquanto outros mudam a planta, aumentando o espaço disponível com opções duplex ou garantindo apenas um apartamento por andar.

Muitas vezes, essas alterações no projeto conseguem oferecer áreas de lazer mais espaçosas, que podem conter piscinas, ofurôs e outras opções para que sua família tenha ainda mais conforto e privacidade no dia a dia.

Casa

As casas são conhecidas pela autonomia e a possibilidade de ter diversos espaços privativos. Os projetos são bastante flexíveis: casas térreas ou sobrados, geminadas ou não, elas também podem fazer parte de condomínios ou loteamentos fechados para trazer diferenciais para os moradores.

Aqui, é possível encontrar imóveis para os diversos perfis de moradores, mas as opções podem ser limitadas em algumas regiões devido ao crescimento das cidades, o que também pode dificultar a busca por casas bem localizadas.

Porém, a maior vantagem é a possibilidade de ter espaços abertos amplos, que podem ser usados para criar áreas de lazer diversas e espaços verdes. Também são boas opções para quem deseja uma casa na praia, mais afastada da cidade para curtir períodos de descanso com mais tranquilidade.

Não mobiliado

Tanto as casas quanto os apartamentos podem ser vendidos com ou sem mobília. Ao escolher um não mobiliado, o imóvel é entregue vazio, cabendo ao comprador adquirir todos os móveis e fazer a decoração desejada. O benefício é personalizar cada detalhe do novo lar, mas isso também exige tempo e dedicação para fazer todas as escolhas necessárias.

Para facilitar, é possível contratar empresas especializadas para desenvolver todo o projeto decorativo, incluindo móveis, eletrodomésticos, revestimentos e demais objetos necessários.

Mobiliado

Quem deseja praticidade, pode apostar nos apartamentos prontos para morar. Completamente mobiliados e decorados, eles são criados com um projeto completo para oferecer ambientes sofisticados e de bom gosto para os compradores.

Não é preciso se preocupar com grandes mudanças, planejamento do espaço e compras de móveis, eletrodomésticos e outros itens de necessidade. Basta escolher um imóvel que tenha uma decoração que combine com o gosto da sua família para aproveitar todos os benefícios que ele proporcional.

Como escolher o ideal para a sua família?

A escolha deve ser baseada nas necessidades da sua família, como espaço, localização, conforto, mobília e outras características que influenciam na qualidade de vida. Para facilitar, você pode fazer uma lista de prioridades para direcionar a busca.

Algumas pessoas têm preferência por casas, devido à possibilidade de ter mais espaços privativos. Por outro lado, os apartamentos são opções muito interessantes por todas as facilidades disponíveis nos condomínios, que proporcionam espaços comuns para atividades físicas e lazer.

Além disso, existem opções que proporcionam uma experiência semelhante à vida em um resort ou um clube familiar. Cada empreendimento tem características próprias, então é preciso encontrar os espaços comuns que você deseja para investir no melhor imóvel. Algumas opções que podem ser encontradas são:

  • academia;
  • piscina;
  • salão de festas;
  • salão de jogos;
  • academia ou espaço fitness;
  • espaço zen;
  • quadras de esportes;
  • cinema;
  • espaço de beleza;
  • brinquedoteca.

Conhecendo os principais tipos de imóveis e como escolher o ideal para a sua família, sem dúvidas você conseguirá avaliar as opções com mais tranquilidade. E para garantir a qualidade do seu novo lar, conte com uma construtora de confiança para apresentar os melhores empreendimentos.

Se você gostou deste conteúdo e quer mais dicas para adquirir o seu imóvel, confira 5 dicas para comprar um imóvel com segurança!

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Outros Posts
Empreendimentos
Casas Estaleiro
Fischer Dreams