Healthy Building: conceito inovador que promove o bem-estar

Você já conhece o Healthy Building? Esse é um conceito inovador e muito utilizado nos empreendimentos da PROCAVE. Ele foca na criação de ambientes diferenciados, pensados para o bem-estar dos moradores do empreendimento.

Apesar de seus benefícios, o termo ainda não é conhecido por muitas pessoas. Como consequência, os compradores deixam de verificar se os imóveis seguem essa tendência. E, assim, deixam de aproveitar grandes oportunidades que unem conforto e qualidade de vida.

Por isso mesmo, preparamos este conteúdo para esclarecer o que é o Healthy Building e como ele funciona. Acompanhe agora!

 

O que é o Healthy Building?

O Healthy Building, traduzido como casa saudável, é um conceito que traz inovação para as construções. Ele prioriza sempre o bem-estar dos moradores. Isso é feito desde o planejamento do projeto, que avalia como cada característica impacta o dia a dia dos compradores. E o empreendimento é desenvolvido pensando em como promover uma vida mais saudável.

Assim, ele tem relação direta com a saúde física, psicológica e social. As construções que seguem essas diretrizes podem solicitar o selo, concedido pelo Healthy Building World Institute (Instituto Mundial de Construção Saudável).

 

Como o Healthy Building funciona?

O sistema foi desenvolvido em 2014 e institui diversos critérios para determinar se a construção é realmente saudável. Entre esses critérios, está a sustentabilidade. Conheça os pilares, definidos por pesquisadores de Harvard, que são observados no Healthy Building:

  • qualidade do ar;
  • ventilação;
  • temperatura;
  • umidade;
  • segurança;
  • qualidade da água;
  • proteção contra poeira e pragas;
  • iluminação e vista;
  • conforto acústico.

Assim, essas questões são observadas atentamente no projeto, a fim de oferecer práticas que sejam benéficas aos moradores. Elas atendem os requisitos necessários para entregar um imóvel que satisfaça as necessidades do comprador – como desenvolvimento da planta, design, acabamentos, entre outros fatores.

Na PROCAVE, todos os empreendimentos são planejados para ter mais iluminação e ventilação naturais, além de incidência solar direta. Tudo com uma temperatura adequada, sem depender apenas dos equipamentos de climatização. Isso cria uma atmosfera mais calma e agradável.

Os nossos imóveis contam com tecnologia de ponta para a automação residencial. Além disso, temos um processo de compras diferenciado, baseado em humanização, valorização do meio ambiente e foco na experiência do cliente.

 

Como o Healthy Building pode ser aplicado na prática?

Depois de entender um pouco sobre o conceito, vale a pena conferir de que maneira ele é aplicado na prática. E também por que ele influencia na saúde e no bem-estar dos moradores. Quer saber mais sobre isso? Veja só:

Escolha da localização

A aplicação do conceito tem início ainda na busca pela localização do projeto. Ela deve beneficiar o dia a dia dos moradores, escolhendo locais privilegiados e que promovam uma vida saudável.

Por exemplo, imóveis próximos a praias, especialmente os empreendimentos com vista para o mar. Essa proximidade permite a realização de exercícios e de diversas atividades de lazer. Isso contribui para a construção de um imóvel que siga esse conceito.

 

Desenvolvimento do projeto

O desenvolvimento do projeto é todo pensado nos pilares do Healthy Building. Dessa forma, ele costuma ter características como:

  • iluminação natural e adequada;
  • boa acústica e isolamento de som;
  • instalações elétricas que viabilizem a economia;
  • sistemas e equipamentos que promovam qualidade do ar e da água;
  • materiais utilizados com foco em sustentabilidade, conforto e qualidade de vida;
  • desenho arquitetônico pensado de acordo com a rotina dos moradores;
  • paisagismo, investimento em áreas verdes e espaços naturais;
  • manutenção constante para garantir a qualidade dos espaços;
  • aplicação de práticas sustentáveis em todas as etapas.

 

Qualidade do ambiente interno e externo

Também existem alguns pontos específicos ligados à qualidade dos ambientes internos e externos, privativos ou comuns. Confira:

Luz natural

Um dos focos é a iluminação natural e adequada. Essa é uma prática sustentável que ajuda na economia de energia e no bom uso dos recursos naturais. Além disso, facilita a exposição ao sol nas áreas privativas e comuns.

Essa é uma fonte importante de vitamina D. Ajuda na absorção de cálcio e fósforo dos alimentos, além de ter relação direta com imunidade, pressão arterial e metabolismo. Assim, espaços que estimulem a produção desse nutriente pelo organismo são importantes para o conceito de construção saudável.

 

Ventilação

O planejamento da construção é feito para beneficiar a ventilação natural, deixando ambientes privativos e comuns com uma temperatura mais agradável. A ideia é reduzir a necessidade de equipamentos de climatização artificial.

A ventilação aprimorada e o uso de filtros de ar para garantir mais qualidade são requisitos comuns. A própria escolha dos materiais de construção está relacionada a esse conceito. Isso porque alguns materiais podem liberar partículas, o que influencia na qualidade do ar.

A posição solar também é um ponto importante. O sol melhora a qualidade do ar nos ambientes internos, pois reduz os níveis de bactérias que se proliferam no escuro. Isso previne infecções e doenças respiratórias. Por isso mesmo, os projetos precisam pensar na posição solar para cada unidade.

 

Lazer

Áreas de lazer promovem momentos de relaxamento, descanso, contato com a natureza e exercícios físicos, pilares essenciais para a saúde. Espaços para praticar esportes, com piscinas, quadras e academias, costumam fazer parte de empreendimentos classificados como Healthy Building.

Outro diferencial são os ambientes de convivência e de reuniões com os amigos, com espaços gourmet e salões de festas. E, por fim, as crianças também exigem atenção: brinquedotecas e outros espaços voltados para os pequenos são importantes para que eles também tenham saúde e qualidade de vida.

 

Priorize sempre o bem-estar e a qualidade de vida!

Como vimos, o Healthy Building oferece diversos benefícios para os moradores. Assim, ao procurar um imóvel para comprar, vale a pena focar em empreendimentos construídos com base nesse conceito. Como, por exemplo, o Fischer Dreams, da PROCAVE.

Ele é voltado para pessoas que querem um resort para chamar de seu! Com 7 mil m² de áreas de lazer, atende as diversas necessidades dos moradores. Isso sem falar nos spas e nos ambientes internos e privativos, construídos pensando na sua saúde e no seu bem-estar.

Achou o Healthy Building um conceito interessante e quer mais dicas sobre qualidade de vida? Confira 8 motivos para morar no litoral catarinense!

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Outros Posts
Empreendimentos
Fischer Dreams
Fale conosco pelo WhatsApp