Investir em imóveis para locação é um bom negócio?

Se existem dúvidas se vale a pena investir em imóveis para a locação, é possível, sim, alavancar ganhos e aumentar patrimônio com o segmento que é seguro e lucrativo. Um exemplo é o Absolute Business & Hotel, que traz uma proposta inovadora para o Centro de Itajaí. O empreendimento que abriga as maiores empresas de comércio exterior da região, tem salas a partir de 77m² podendo chegar a 1.000m2. Além de toda infraestrutura como lounge e salas para convenções, o Hotel Mercure está anexo ao empreendimento. 

Confira alguns pontos e dicas a serem observadas na hora de adquirir um imóvel para locação:

Segurança – No investimento imobiliário há proteção contra a volatilidade e instabilidades econômicas, já que a pessoa mantém a posse do imóvel pelo tempo que quiser.

Alta demanda – Existe uma demanda elevada por imóveis no Brasil, que tem déficit habitacional de cerca de 5,8 milhões de moradias, segundo levantamento da Fundação João Pinheiro. Somente em 2022, os aluguéis sofreram reajuste de 16%, maior alta em 11 anos, segundo o FipeZap.

Valorização do patrimônio – Em 2022, por exemplo, o preço das unidades residenciais subiu 6,12% no ano. Com um dos metros quadrados valorizados do Brasil (R$ 8.810), a cidade de Itajaí, por exemplo, teve uma variação anual (jun.2022-2023) de 15,45%.

Comportamento do consumidor – O cenário para a locação de imóveis também é favorável pela mudança de hábitos de consumo já que muitos jovens têm preferido alugar ao invés de adquirir a moradia.

Locação temporária – Outro fator importante é a alta procura por imóveis em regiões turísticas, zonas portuárias e de indústrias, inclusive para a locação temporária por aplicativos. Além disso, a implementação do home office por algumas empresas já é realidade, o que contribui para que o trabalho remoto seja feito em diferentes locais.

Avaliação de mercado – Na hora de comprar um imóvel para locação, a orientação é estudar o mercado e consultar especialistas. A PROCAVE conta com profissionais à disposição para auxiliar nos melhores investimentos. É preciso cautela na hora de escolher um imóvel, traçar objetivos com ajuda de profissionais experientes para que a renda fixa (aluguel) tenha máxima rentabilidade, ou para revender após a valorização, com uma boa margem de lucro.

Estudo da construtora – Imóveis na mesma localidade podem ter uma valorização e rentabilidade diferentes. O planejamento da construtora, por exemplo, é um dos fatores que pode influenciar na variação de preços, como a tabela de valores nas diferentes etapas de lançamento até a entrega das chaves. Também é importante observar a qualidade da obra e acabamentos, evitando reformas, custos extras e garantindo que o empreendimento mantenha seu padrão ao longo do tempo. Além disso, é preciso avaliar se há liquidez dos imóveis já entregues pela construtora, caso a pessoa decida revender após um período.

Consulte as opções disponíveis pela PROCAVE nas regiões mais valorizadas do país. Entre em contato com seu Corretor de confiança.

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Outros Posts
Empreendimentos
Casas Estaleiro
Fischer Dreams