Figurando entres as cidades mais desejadas e prósperas do Brasil, Itajaí e Balneário Camboriú têm investido fortemente em melhorias na infraestrutura e expansão das opções de entretenimento. São iniciativas públicas e privadas que, juntas, transformam cada vez mais as cidades, consolidando-as como cosmopolitas.
E não é por menos. Itajaí e Balneário Camboriú são as principais representantes da 7ª região do Brasil com maior densidade econômica. Além disso, Balneário Camboriú tem o 3º metro quadrado mais caro do país, de acordo com o Índice FipeZap de Preços de Imóveis Anunciados, o que mostra o requinte de suas edificações e a alta demanda.
Conheça abaixo as últimas novidades nas duas cidades:
BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Oceanic Aquarium
Recém-inaugurado em dezembro de 2019, o Oceanic Aquarium já abre suas portas com o marco de ser o maior aquário do Sul do Brasil. Ao todo, são 25 tanques com as mais diferentes espécies aquáticas, com ambientes únicos que representam as faunas das corredeiras, geleiras, rios, lagos, mangues, praias, costões e até o oceano profundo.
Roda Gigante
Com previsão de entrega para o segundo semestre de 2020, a roda gigante Big Wheel ficará localizada no costão do Pontal Norte. A Big Wheel será uma das maiores da América do Sul, com 65 metros de altura. Dará vista para a orla de Balneário Camboriú e terá capacidade de receber até 8 mil pessoas por dia. O projeto se inspira em rodas gigantes de grandes metrópoles como Londres e Paris, trazendo esse atrativo singular para nossa região.
Novo Molhe da Barra Norte
Em sincroniza com as obras do alargamento da faixa de areia de Balneário Camboriú, haverá também um novo Molhe na Barra Norte. As obras estruturais já foram finalizadas em outubro de 2019 e a próxima etapa é a fase de urbanização. Será inicialmente criada uma praça junto à Avenida Atlântica, com completo equipamento como bancos, guarda corpos e uma obra de arte na ponta do molhe inspirada em um veleiro.
Juntamente com os benefícios turísticos e renovação da Barra Norte, valorizando ainda mais outras atrações como deck que leva para a Prainha e Praia do Buraco, nesta obra também há o benefício ambiental com o direcionamento das águas do Rio Marambaia para o alto-mar. A previsão de finalização das obras é para abril de 2020.
ITAJAÍ
Revitalização do Largo da Matriz
Para destacar o maior cartão postal de Itajaí, a Igreja Matriz, a Prefeitura de Itajaí está realizando uma grande obra de revitalização de todo o Largo, que inclui modificação da praça Irineu Bornhausen, Jardim Papa Pio XII e no espaço público entre as ruas João Bauer e Frederico Augusto Luiz Thieme.
O projeto de reurbanização trará melhorias na infraestrutura para moradores e turistas, destacará a Igreja Matriz como monumento e favorecerá também outros prédios históricos, como o Palácio Marcos Konder e a Casa da Cultura Dide Brandão. Haverá construção de três espelhos d’água, melhorias em mobilidade urbana e demais espaços públicos. Todo paisagismo também será modificado, com nova iluminação e cerca de 80 árvores.
Melhorias no Trânsito
Tiveram início em agosto de 2019 grandes obras para melhoria no trânsito de toda a cidade de Itajaí. A primeira obra foi a construção de uma nova ponte sobre o rio Itajaí-mirim. Ela conecta as ruas Adolfo Batschauer (São Judas) e Sidney Schulze (Cidade Nova), facilitando o deslocamento da população. Outra obra foi o prolongamento da rua Umbelino Damásio de Brito, com aumento de 350 metros ligação à Contorno Sul.
Na parte turística da cidade, todo o acesso aos Molhes da Barra será revitalizado, com substituição do deck de madeira, drenagem, terraplanagem, proteção vegetal, passeio em concreto, passeio em pisograma, contenção com taludes e muro (gabião). Já na Praia Brava, haverá a pavimentação da Rua Claudio Souza Ferreira.
Via Portuária
Por fim, para melhorar o fluxo intenso de caminhões de contêiner em Itajaí, será dada continuidade às obras da Via Portuária. Será criada uma ligação de 830 metros entre a BR-101 e o final da Avenida Reinaldo Schmithausen. Também será realizada a recuperação do trecho construído pelo Exército, que deixou as obras em 2011 por conta das dificuldades nas desapropriações da região.
“A obra da Via Expressa Portuária é responsabilidade do governo federal porque liga duas estruturas da União – a BR-101 e o Porto de Itajaí”, explica o Jornal NSC.
Além do benefício imediato para os moradores com a mudança no trânsito, espera-se também um reflexo econômico na redução de custos de logística para as empresas de comércio exterior ligadas ao transporte.
Todos esses investimentos e outros que ainda estão por vir valorizam cada vez mais a região, colocando no topo dos principais indicativos de qualidade de vida.