Minimalista, funcional, colaborativo: entenda o imóvel de alto padrão do futuro

Você sabe o que caracteriza o imóvel de alto padrão do futuro? Engana-se quem pensa que se trata apenas de muita tecnologia e de custos elevados. A verdade é que ele reúne uma série de qualidades importantes. E essas qualidades fazem toda a diferença no conforto e no bem-estar de seus moradores.

Automação, casa saudável e sustentabilidade são apenas alguns exemplos de conceitos que estão presentes nesse tipo de empreendimento. Você pretende fazer esse investimento? Não deixe de conferir quais são as principais características e tendências que um imóvel de alto padrão do futuro deve ter. Acompanhe!

Por que vale a pena comprar um imóvel de alto padrão?

Independentemente de o seu objetivo ser morar ou investir, saiba que um imóvel de alto padrão tem alta rentabilidade. É um investimento considerado seguro e pouco volátil. Por isso, a procura por imóveis de alto padrão vem crescendo, mesmo em tempos de recessão econômica.

Além disso, como morador, você garante mais segurança, bem-estar e qualidade de vida para a sua família. A residência deve oferecer conforto, lazer, praticidade e aconchego. Você deseja aproveitar o que há de melhor e de mais moderno que um lar pode oferecer? Então comprar um imóvel de alto padrão é a opção mais adequada.

Quais são as principais características do imóvel de alto padrão do futuro?

Agora você já sabe as razões para comprar um imóvel de alto padrão do futuro. Entenda, a seguir, quais características são fundamentais no empreendimento.

Minimalismo

Provavelmente, você já deve ter escutado a frase “menos é mais”. Ela nunca fez tanto sentido como quando falamos em imóvel de alto padrão do futuro. Essa tendência está presente na arte, na decoração, no mobiliário e até mesmo na arquitetura.

O estilo minimalista desenvolve ambientes funcionais, modernos, espaçosos e discretos, mas sem deixar o luxo de lado. Sendo assim, é possível ter uma casa prática, confortável e sofisticada ao mesmo tempo.

Falando em design, o minimalismo apresenta muitas formas geométricas e cores discretas, como branco, preto e cinza. Na decoração, vidros, espelhos e materiais nobres – como ouro e cobre – fazem com que os ambientes sejam acolhedores e modernos. Ou seja, um projeto minimalista pode ser um palácio, mesmo com conceitos simples.

Healthy Building

O conceito de Healthy Building veio para atender pessoas interessadas em saúde e bem-estar, começando pelo próprio lar. A “casa saudável” inova as construções, priorizando a qualidade de vida dos moradores.

Antes mesmo da construção do empreendimento, já no planejamento, é avaliado como cada característica impacta a vida dos moradores. Dessa maneira, o imóvel é desenvolvido para promover um estilo de vida mais saudável.

Para isso, ele deve atender requisitos que favorecem a saúde física, social e psicológica. Isso inclui qualidade do ar e da água, segurança, iluminação, conforto acústico, umidade e tantos outros elementos.

Na PROCAVE, por exemplo, todos os empreendimentos têm ventilação e iluminação naturais, com incidência de luz solar direta e temperatura adequada. Isso oferece ambientes aconchegantes e agradáveis.

Automação

Imagine um conjunto de recursos com o qual você consegue controlar todo o ambiente da casa. Isso é o que chamamos de automação residencial. Ela é uma solução tecnológica que tem como objetivo agregar conforto, funcionalidade, valorização e segurança ao imóvel. E isso é verdadeiro principalmente para os empreendimentos de alto padrão.

Com sistemas eletrônicos integrados, os moradores conseguem administrar som, iluminação, vídeo, climatização, câmeras de monitoramento, acesso à residência e muito mais. Tudo isso por meio de dispositivos eletrônicos, como tablets e smartphones, ou até mesmo por comandos de voz.

Tratando-se de um imóvel de alto padrão do futuro, é importante não considerar a automação residencial como uma característica fundamental.

Funcionalidade

A funcionalidade é imprescindível a qualquer imóvel de alto padrão. Afinal, de nada adianta a estética se ela não oferece boas soluções e praticidade aos moradores. Sendo assim, o empreendimento precisa ter o espaço físico analisado e o design projetado considerando necessidades e expectativas dos clientes.

Uma planta bem elaborada tem bom aproveitamento da área e distribuição adequada dos ambientes para garantir conforto e usabilidade. Uma das soluções, por exemplo, é integrar os espaços, como uma varanda com churrasqueira ou a cozinha no estilo americano.

Quer mais um exemplo de ideia simples, mas muito eficiente no que se refere à funcionalidade? A utilização de uma porta de correr em vez de uma porta de abrir. A dinâmica de uso do ambiente fica mais prática, confortável e favorece o aproveitamento do espaço.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é um tema recorrente em todos os setores, e no imobiliário não é diferente. Na construção civil, ela está presente em soluções úteis para os moradores e que minimizam os impactos ambientais.

Um exemplo seria um projeto que contempla luminosidade e climatização de maneiras mais naturais. Ele reduz o consumo de energia elétrica, além de oferecer maior comodidade e qualidade de vida.

Os espaços verdes também estão cada vez mais em alta em imóveis de alto padrão – e não somente pela beleza que trazem ao empreendimento. Nesse caso, o paisagismo é utilizado tanto pela estética quanto pela funcionalidade.

As plantas devolvem ao meio ambiente grande parte da água absorvida, fazem a filtragem do ar e melhoram o conforto térmico. Além disso, amenizam o estresse, contribuindo para o bem-estar dos moradores.

Antes mesmo de a sustentabilidade estar em evidência, a PROCAVE já se preocupava em trazê-la para os seus projetos. O reaproveitamento da água da chuva é apenas uma das ações. Janelas largas – para entrada de luz natural e circulação de ar – são um bom exemplo das medidas adotadas para deixar o imóvel mais sustentável. Além disso, essas medidas se encaixam no conceito de Healthy Building.

Como você pode ver, o imóvel de alto padrão do futuro é aquele que vai além da estética e do conforto. Ele também oferece condições que proporcionam uma vivência diferenciada e agradável. Por exemplo, sustentabilidade, conforto, lazer, saúde e praticidade.

Que tal saber mais sobre as últimas tendências de imóveis de alto padrão? Em nosso blog, você encontra dicas de decoração, de investimentos no setor imobiliário e muito mais. Confira!25

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Outros Posts
Empreendimentos
Casas Estaleiro
Fischer Dreams