Por que vale a pena investir em imóveis em Itajaí – SC?

Não há dúvidas de que o mercado imobiliário traz grandes oportunidades para investidores. Porém, é preciso saber onde aplicar o dinheiro para ter bons resultados e não ter risco de perder o investimento. Aliás, investir em Imóveis em Itajaí (SC) é uma ótima opção  para quem procura um empreendimento para aplicar seus recursos ou até mesmo para viver. De acordo com um levantamento feito pela Prospecta Inteligência Imobiliária e divulgado na revista Exame, aponta Itajaí entre o ranking das 100 melhores cidades para se investir em imóveis. 

A cidade aparece na 65ª posição e a pontuação no ranking é de 0,514, além de ter déficit habitacional de 27,38%. A pesquisa foi divulgada em 2016 e aponta as cidades que despontam no cenário imobiliário pelos anos seguintes e continua se comprovando até hoje, afinal está entre as cidades que mais têm valorização imobiliária.

O estudo de análise do mercado de imóveis da Prospecta levou em consideração a demanda de cada região estudada. Além disso, foram analisadas cidades com menos de um milhão de habitantes. 

Esses dados comprovam que Itajaí se destaca e apresenta um ótimo desempenho no setor de imóveis. Dessa maneira, ela desperta o interesse de investidores e compradores, estimulando também o desenvolvimento de novos empreendimentos e valorizando ainda mais o mercado imobiliário da região.

Porém, se você ainda tem dúvidas sobre investir em imóveis em Itajaí, continue a leitura deste post. Nele, você conhecerá os motivos que fazem a cidade se destacar no setor!

Itajaí se sobressai quando se trata de economia 

A moradia pode ser um dos objetivos de quem deseja investir em Itajaí para aproveitar as oportunidades de mercado que a cidade oferece e ter qualidade de vida. No entanto, quem deseja investir com o objetivo de agregar valor no imóvel para vender mais tarde ou até mesmo lucrar com a locação, certamente está no caminho certo.

Vale destacar que para qualquer um dos casos, o desempenho econômico e a qualidade de vida da cidade faz com que ela seja uma ótima alternativa para investir. Aliás, de acordo com a última pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao ano de 2018, Itajaí ficou em 36o lugar entre os maiores PIBs (Produto Interno Bruto) do país. 

Em relação ao estado de Santa Catarina, o município do litoral está na segunda posição, perdendo apenas para Joinville. Isso demonstra o excelente desempenho econômico, que teve um crescimento de quase 100% entre os anos de 2012 e 2018. 

Esse cenário faz com que a localização seja bastante atrativa; afinal, há grandes oportunidades para desenvolvimento. Parte disso, sem dúvida, tem ligação com o setor portuário – o porto de Itajaí é o segundo maior do Brasil. Sem esquecer também da grande movimentação turística e industrial do local que estimulam ainda mais a economia.

A qualidade de vida é um diferencial na região

O fator econômico não é o único que faz valer a pena investir em Itajaí. A região também se destaca em relação à qualidade de vida. Isso se deve ao fato da cidade unir características essenciais para quem deseja viver bem, como por exemplo, segurança, acesso à saúde, educação de qualidade e opções de lazer. 

Esses itens fazem com que a cidade tenha um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil: 0,795. Com isso, ocupa a 56a posição no ranking nacional e a 16a em Santa Catarina. 

Além das questões econômicas, a qualidade de vida faz com que a cidade seja um ótimo lugar para morar. Isso traz mais segurança para o investimento. Afinal, você terá mais facilidade para alugar ou vender o imóvel quando desejar, e ainda obter lucro com o investimento.

Os imóveis em Itajaí passam por valorização constante

Quando se fala em investimento, é normal que surja a preocupação com o potencial de valorização. E a preocupação é ainda maior em cenários de crise, como a que estamos vivendo atualmente, causada pela Covid-19. Contudo, quando se trata de Itajaí, o desempenho é positivo mesmo diante destas adversidades. 

Os dados divulgados no início de abril de 2021, pelo índice FipeZap evidenciaram os benefícios de investir em Itajaí. A valorização no mês de março foi de 1,56%, conquistando o primeiro lugar entre as 50 cidades que foram analisadas. Em relação ao trimestre, a cidade ocupa o segundo lugar, somando 3,78%, perdendo apenas para Maceió, em Alagoas. Já em relação aos últimos 12 meses, a variação foi de 9,53%. Especialmente diante do cenário de pandemia, isso demonstra a força do setor imobiliário na região.

Índice FipeZap

Para que não haja dúvidas sobre a relevância desse dado, vale conhecer melhor o índice FipeZap de Preços de Imóveis Anunciados. Criado em 2010, trata-se de uma parceria entre a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e o portal Zap Imóveis, especializado em mercado imobiliário. 

Inclusive, foi o primeiro indicador criado para acompanhar o setor de imóveis no Brasil, permitindo entender a evolução dos preços. A partir disso, o público tem acesso a informações relevantes sobre a valorização dos imóveis e outros dados do setor que podem ser utilizados para avaliar onde é o melhor local para investir.

O cálculo é baseado em milhões de anúncios de imóveis prontos para venda, considerando 50 cidades. A coleta é feita mensalmente, e todos os dados são tratados para identificar os mais relevantes para a composição do índice. Por isso, o FipeZap se tornou referência em informação do mercado imobiliário.

Busca cada vez maior pela moradia no litoral

O número de pessoas que desejam morar no litoral – e o de habitantes de Itajaí – é crescente. Isso se deve exatamente aos motivos que já citamos. Porém, ainda existem outras questões relevantes: a pandemia trouxe mudanças e novos padrões de moradia, demonstrando a importância de um imóvel adequado e com boa localização.

Isso fez com que muitas pessoas procurassem lugares que proporcionem mais opções de lazer e tranquilidade, e Itajaí cumpre muito bem esses requisitos, tornando-se ainda mais interessante. Aliás, a cidade se destaca também na geração de empregos: bateu recorde na geração de empregos formais.

Mas o que isso tem a ver com investir em imóveis na região? 

A resposta é bastante simples: se há maior geração de emprego, há mais pessoas em busca de moradias na cidade. Este fator também contribui para a valorização dos imóveis baseado na lei de oferta e procura.

Assim, tanto para quem quer alugar imóvel, quanto para quem pretende lucrar com a revenda no futuro, a situação é favorável. E, se o seu objetivo é morar, vale ainda mais a pena. Afinal, a propriedade fará parte do patrimônio familiar trazendo muitos benefícios.

Como pudemos perceber, investir em imóveis em Itajaí oferece diversos benefícios. A região tem um grande potencial de valorização devido ao seu destaque na economia e na qualidade de vida. Com isso, não há dúvidas de que adquirir empreendimentos na região pode expandir o seu patrimônio e trazer opções mais seguras para os seus investimentos. 

Se você gostou deste conteúdo, pode aproveitar outras leituras. Acompanhe o blog da PROCAVE e confira dicas incríveis sobre imóveis no litoral catarinense!

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Outros Posts
Empreendimentos
Casas Estaleiro
Fischer Dreams