8 razões para se apaixonar pela qualidade de vida do litoral catarinense

Alguns dos motivos que têm levado muitas pessoas a investir em um imóvel em Santa Catarina é a qualidade de vida do litoral. Além de suas lindas praias com natureza exuberante, as cidades litorâneas de Santa Catarina apresentam os menores índices de violência, como Balneário Camboriú, que detém o posto de cidade mais segura do Brasil, e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) no estado é o 3º maior do país.

O litoral ainda conta com cidades que oferecem o melhor da gastronomia e entretenimento, ideal para proporcionar a seus moradores formas de lazer variadas, assim como para a grande movimentação de turistas que frequentam a região anualmente. Não são poucas as razões que tornam a qualidade de vida no litoral apaixonante. Por isso, você vai conhecer a 8 delas. Confira conosco!

1. Prosperidade econômica

Santa Catarina é o sexto estado com maior PIB (Produto Interno Bruto) do país e tem a menor taxa de desemprego do Brasil. Com regiões portuárias e um dos maiores complexos do país, situado em Itajaí, o litoral catarinense continua gerando empregos e aumentando seu poder no mercado, incluindo no setor turístico.

2. Expectativa de vida

Com uma população de quase 6 milhões de pessoas, Santa Catarina é o estado menos populoso da região sul. Suas ótimas condições de desenvolvimento humano são refletidas na expectativa de vida do estado, acima da média nacional, em 73,7 anos.

Os moradores do litoral catarinense vivem cerca de 5 anos a mais do que o brasileiro médio. Em relação a mortalidade infantil, a média brasileira é de 25,8 para 1000 nascidos vivos. No entanto, em Santa Catarina esse número é inferior, marcando 17,2 por 1000 nascidos vivos.

3. IDH e IDJ

Conforme dados da ONU (Organização das Nações Unidas), entre 33 regiões metropolitanas as 4 primeiras do país no ranking de IDH são de Santa Catarina, sendo uma delas cidade litorânea e as outras 3 próximas ao litoral catarinense.

Entre elas está Florianópolis, a capital com mais alta qualidade de vida e 4ª melhor cidade para se viver no Brasil. O estado ainda apresenta o melhor Índice de Desenvolvimento Juvenil (IDJ) do país, elaborado pela ONU para a educação, ciência e cultura.

Assim como o restante do estado, a qualidade de vida no litoral conta com elevados índices no ensino, saúde, escolarização adequada e renda, sendo o analfabetismo juvenil quase erradicado no estado.

4. Segurança

Por se tornar uma das regiões mais seguras do Brasil, a qualidade de vida no litoral catarinense permite que familiares com crianças, idosos e famílias possam viver com tranquilidade. Isso é possível pois, os índices de criminalidade e violência em cidades litorâneas são os menores do estado, devido o crescimento do efetivo policial e monitoramento de praias, áreas de risco e outros espaços.

A cidade de Balneário Camboriú, apesar de ser populosa, foi considerada a mais segura do país, resultado do investimento em políticas de segurança para proteger moradores e visitantes na cidade.

5. Turismo

A qualidade de vida no litoral catarinense é superior à de outras regiões também pelas suas opções de turismo e lazer. Com praias excepcionais, lagos, serras, cachoeiras, parques e patrimônios históricos, o litoral atrai moradores de toda a América do Sul, a fim de conferir suas riquezas culturais, históricas e naturais.

Além de suas belezas, a região conta ainda com excelente estrutura turística planejada, com terminais de passageiros marítimo e aéreo, opções de parques de diversões, como o Beto Carrero World e Parque Unipraias, com passeio de bondinho e imersão na natureza deslumbrante da mata atlântica.

6. Preservação do meio ambiente

Investir em um imóvel na região de praias de Santa Catarina é investir na qualidade de vida do litoral, também em relação à proximidade com o meio ambiente. Em sua maioria, as cidades litorâneas contam com diferentes ambientes de preservação, esforço que resulta em elementos magníficos que proporcionam bem-estar quando em contato com a natureza, seja para visitantes ou moradores.

7. Localização

Como não se apaixonar pelo fato de poder visitar praias incríveis com a maior facilidade? Outro atrativo da qualidade de vida do litoral catarinense é a praticidade de conhecer as mais belas praias da região com praticidade e segurança.

Por meio da rodovia Interpraias, que liga as praias Laranjeiras, Taquaras, Taquarinhas, Estaleiro e Estaleirinho, é possível conhecer espaços inusitados, como a famosa praia de naturalismo, Praia do Pinho.

Segura e bem sinalizada, a rodovia proporciona aos visitantes e moradores o acesso à lindas praias e toda a infraestrutura de bares e restaurantes disponíveis na região, agradando a toda família.

8. Vida saudável

Por fim, mas não menos importante, a possibilidade de praticar exercícios e esportes ao ar livre é outra razão para se apaixonar pela qualidade de vida do litoral catarinense. Cercadas por natureza, é possível encontrar praias de águas calmas, para práticas como stand-up paddle e atividades com crianças, e também águas mais agitadas, ideais para prática de esportes como surf e kitesurf.

Além disso, viver próximo à praia é uma motivação para ter um estilo de vida saudável e praticar exercícios diários, recebendo a quantidade adequada de vitamina D, respirando ar puro e melhorando sua saúde física e mental. Confira outras atividades que podem ser feitas quando se mora no litoral:

  • meditação;
  • yoga;
  • frescobol;
  • vôlei de praia;
  • skimboard;
  • frisbee;
  • slackline;
  • caminhada;
  • arvorismo;
  • trilha;
  • natação;
  • futvôlei;
  • alongamento, entre outros.

Você conferiu 8 principais razões para se apaixonar pela qualidade de vida do litoral catarinense. Morar em uma região como esta é uma excelente maneira de viver com segurança, saúde, bem-estar e felicidade.

Ficou interessado em buscar a qualidade de vida do litoral? Então, confira 9 motivos para investir em um imóvel no litoral norte de SC!

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Outros Posts
Empreendimentos
Fischer Dreams
Brava Home Resort