Sabemos que o Brasil enfrenta inúmeros problemas econômicos, especialmente após a crise na saúde, que o mundo inteiro vivenciou. Apesar disso, o mercado imobiliário de alto padrão continua bastante aquecido. Por estarmos em um momento delicado, a compra de imóveis se torna um ótimo investimento em longo prazo.
Com certeza, faz-se necessário avaliar a região e os imóveis negociados. Por isso, é importante conhecer as localidades do Brasil onde o mercado imobiliário de alto padrão tem sido valorizado. Balneário Camboriú e Itajaí estão entre as cidades com maior valorização de imóveis – assim, devem ser consideradas para o fechamento de ótimos negócios no ramo.
Entenda agora o mercado imobiliário de alto padrão em BC e Itajaí! Conheça os motivos para essas cidades estarem entre as 5 com maior valorização de imóveis no Brasil!
Mercado imobiliário de alto padrão: atrativos de Itajaí
Desenvolvimento econômico
Itajaí abriga um dos maiores complexos portuários do país. Trata-se do segundo maior porto brasileiro em movimentação de cargas e de contêineres. A cidade também é um importante polo industrial e tecnológico e abriga a Universidade do Vale do Itajaí. Com a economia aquecida, Itajaí é destaque na construção civil e no mercado imobiliário de alto padrão.
Qualidade de vida
Além da economia, a qualidade de vida da cidade influencia diretamente os investimentos no mercado imobiliário de alto padrão. Itajaí oferece vários recursos aos habitantes, proporcionando o melhor nos setores de saúde, educação e segurança. Isso atrai novos moradores e aumenta a procura por imóveis. Além disso, a proximidade com o mar agrega valor às propriedades.
O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de Itajaí é 0,796 em uma escala de 0 a 1. Esse, aliás, é um ótimo número para a média brasileira. A infraestrutura organizada consiste em um dos fatores que contribuem para tal número, para ampliar o bem-estar social – e consequentemente para a valorização do mercado imobiliário de alto padrão.
Valorização do mercado imobiliário
Vamos considerar a pesquisa feita pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) em parceria com o Grupo ZAP. O estudo mostrou que os imóveis em Itajaí custam em média R$ 7,6 mil por metro quadrado. Esse valor coloca Itajaí na lista dos metros quadrados mais valorizados do Brasil e é uma ótima estatística para investidores.
Crescimento populacional
Todos esses fatores atraem novos moradores, e isso resulta no crescimento populacional de Itajaí. Nas últimas décadas, essa taxa de crescimento, na cidade, alcançou 2% ao ano. Isso alavanca os negócios no ramo de imóveis e é outro fator que valoriza o mercado imobiliário de alto padrão.
Localização
Além disso, Itajaí está próxima a municípios importantes, por isso possui boa localização. Com toda a sua beleza natural e uma ótima infraestrutura, a cidade oferece excelentes atividades turísticas. Todos esses aspectos fazem com que o mercado imobiliário de alto padrão em Itajaí seja um investimento atrativo.
Mercado imobiliário de alto padrão em Balneário Camboriú
Bem-estar de turistas e moradores
Balneário Camboriú é bastante conhecida pelos seus edifícios de alto padrão e possui praias maravilhosas, que atraem muitos turistas. Ou seja, é um ótimo local para morar, com uma rica cultura. Esse cenário se reflete no seu alto IDH: 0,845 em uma escala de 0 a 1. Entre as cidades de Santa Catarina, é o segundo maior valor – perde, por muito pouco, apenas para Florianópolis (0,847).
Investimentos públicos e privados
Com tantos atrativos, Balneário Camboriú apresenta um dos maiores crescimentos quando comparada a outros destinos turísticos do país. Além disso, recebe alto investimento em infraestrutura. Isso resulta na qualidade indiscutível dos imóveis, o que justifica os preços. Tudo isso contribui para o mercado imobiliário de alto padrão da cidade.
Valorização imobiliária
Por tudo isso, a valorização dos imóveis em Balneário Camboriú é enorme. Quem adquiriu um imóvel há alguns anos nessa região, pode ficar muito feliz com o resultado. Por exemplo, é possível observar que quem comprou algumas unidades em 2020, conseguiu usufruir de um percentual de valorização de até 43,75% em 1 ano.
O fato é que o mercado imobiliário de alto padrão em Balneário Camboriú ainda está em grande crescimento. O último levantamento do FipeZap mostrou que o metro quadrado nessa cidade já é o terceiro mais caro do Brasil.
Por tudo que essa cidade oferece e representa, existe uma escassez de imóveis à venda neste local. Dessa forma, investir no mercado imobiliário de alto padrão em Balneário Camboriú é um excelente negócio. Isso vai proporcionar um ótimo aproveitamento da imensa valorização da região.
Balneário Camboriú e Itajaí entre as 5 cidades com maior valorização de imóveis
Vamos voltar ao Índice FipeZap de venda residencial, que mencionamos anteriormente, no qual Balneário Camboriú vem se destacando. A cidade está entre as 5 com o metro quadrado mais caro do país, isto é, R$ 8.632 por m². BC também tem um alto índice de valorização dos imóveis em relação à média nacional.
Outra cidade de Santa Catarina que tem se destacado é Itajaí. Segundo o Índice FipeZap, Itajaí teve 2,7% de valorização em agosto de 2021. Esse foi o melhor resultado do mês entre as principais cidades avaliadas. Desde janeiro deste ano, teve alta de 18,9% no preço de venda, alcançando o topo da lista.
Os resultados dessas cidades se devem, principalmente, ao mercado imobiliário de alto padrão, que vem crescendo na região. Ainda assim, todas as cidades de Santa Catarina tiveram valorização no período. A alta durante a pandemia ocorreu tanto no estado quanto em todo o país: os preços avançaram em média 3,99%.
A procura por imóveis de padrão médio caiu ao longo dos últimos meses em Santa Catarina. Porém, o mercado imobiliário de alto padrão continua aquecido. As construtoras registram aumento de pelo menos 30% no volume de vendas. Isso mostra que esse investimento ainda tem bastante potencial para ser explorado.
Ficou interessado em investir no mercado imobiliário de alto padrão das cidades de Santa Catarina? Acesse o site da PROCAVE e confira as oportunidades disponíveis.